Araxá, 24 de Junho 2018
Clima Agora
20°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Saúde e Educação

Publicado em:28/05/2018
:: Cidadania :: Instituto lança Cartilha e desenvolve Projeto Direitos Humanos e Cidadania na Escola
Projeto atenderá 1.500 alunos, do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental, e o 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio

Lançamento será no Teatro Municipal na segunda-feira, dia 4. Divulgação

O Instituto Consciência & Ação realiza na segunda-feira, dia 4, o lançamento da cartilha “Multiplicar o Bem é...” e do Projeto “Direitos Humanos e Cidadania na Escola. O evento acontecerá no Teatro Municipal à partir das 19h. A iniciativa conta com o apoio da 33ª Subseção da OAB/Araxá, 37º Batalhão de Polícia Militar e o Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), através do Curso de Pedagogia.

O projeto piloto que será desenvolvido na Escola Estadual Professor Luiz Antônio Correia de Oliveira tem como proposta desencadear ações que possam contribuir para prevenir, amenizar ou solucionar conflitos, sem violência, difundindo valores, princípios éticos, direitos e deveres, na busca da paz por meio da educação e do conhecimento.

“Num contexto marcado pelo alto índice de violência, de desrespeito aos Direitos Humanos, às leis vigentes em nosso país, pela banalidade do mal, pela insensibilidade em relação aos problemas sociais, o que se deve principalmente à falta de conhecimento e de oportunidades com qualidade, de trabalho, de participação social), a escola possui funções primordiais: oferecer conhecimento e fomentar práticas sociais, inserindo a temática Direitos Humanos no seu cotidiano”, destacou a presidente do Instituto, a educadora Sandra Afonso de Castro.

O projeto, ainda segundo ela, tem como objetivo principal promover o conhecimento dos Direitos Humanos no cotidiano escolar e as práticas sociais de uma cultura da cidadania. Foram realizados três encontros na escola, em 2017, no Módulo II, com supervisoras e professores da E. E. Prof. Luiz Antônio Corrêa de Oliveira (Polivalente). No primeiro, houve a apresentação do IC&A; no segundo, a proposta de realização do projeto piloto na escola. No terceiro, no dia 21 de novembro de 2017, foi apresentado o projeto “Direitos Humanos e Cidadania na Escola”, com participação dos coaches Mirthes Mirian Pereira e Carlos Eugênio Carvalho (Kaká).

Como material didático, serão utilizadas as duas obras da Coletânea Educar para a Cidadania: o livro da presidente, “DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA NA ESCOLA”, Um estudo profundo e necessário para quem quer sair da letra e teoria, assumindo a prática um novo rumo para nossa história social. É um alerta para a realidade e convite ao educador a refletir sobre a responsabilidade de sua participação direta na conscientização dos direitos do cidadão, e a Cartilha ‘MULTIPLICAR O BEM É...”. criada por Domingos Antunes para o Instituto Consciência & Ação (IC&A), com conteúdo e apoio editorial de membros da entidade.

A Cartilha reúne conceitos, sugestões de atitudes a serem observadas/tomadas, em nosso dia a dia, promovendo um relacionamento saudável em todos os meios de atuação: no trabalho, na escola, em família e sociedade. Aliado a isso, em suas páginas, ilustrações referentes a cada conceito apresentado e frases de pensadores reconhecidos por promoverem a paz e a união dos homens.

O projeto atenderá aproximadamente 1.500 alunos, do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental, e o 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, com o apoio e incentivo do corpo docente e demais profissionais da educação da escola. “Esperamos todos os membros da equipe envolvida que possam contribuir para a formação do cidadão ativo, prontos a agir, intervir em seu meio, responsavelmente, em prol do bem comum. Essa é a grande demanda de nossa sociedade, nesse momento tão conturbado e carente de efetivação dos direitos humanos”, arrematou.