Araxá, 15 de Outubro 2018
Clima Agora
21°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Saúde e Educação

Publicado em:10/05/2018
:: Saúde em Alerta :: Campanha da Vacinação contra Gripe Influenza terá Dia D em Araxá. Agende-se...
Mobilização será realizada neste sábado, 12. No mesmo dia está previsto a pesagem do Bolsa Família

Dia D será realizado neste sábado, dia 12 de maio

Araxá terá Dia D da Campanha da Vacinação contra Gripe Influenza no próximo sábado, 12. De 8h às 17h, as doses serão aplicadas nas sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em dois Núcleos do Programa Saúde da Família (PSF’s) em mobilização realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que segue orientação do Ministério da Saúde.

De acordo com último levantamento, o município já possui 7 mil pessoas imunizadas. A população prioritária é cerca de 24 mil habitantes, divididos nos seguintes grupos: crianças de seis meses até cinco anos; gestantes, mães que tiveram filho nos últimos 45 dias (puérperas), trabalhadores da área da saúde, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas acima de 60 anos, professores e portadores de doenças simultâneas (comorbidade) munidos de atestado médico.

As instituições para idosos e hospitais recebem as doses por meio de agendamento. Fica sobre responsabilidade de cada Programa Saúde da Família (PSF) agendar a vacinação da população de acamados das respectivas áreas de cobertura. Demais acamados podem solicitar agendamento via Programa Interdisciplinar de Internação Domiciliar (PIID), que funciona em anexo a Secretaria Municipal de Saúde, ou no Centro de Vacinação.

A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

Os locais de aplicação da vacina no Dia D serão: Unicentro; Uninorte; Unisul; Unileste; Unioeste; Uninordeste e Unisa; e as unidades do PSF’s do Pão de Açúcar e Abolição. A Secretaria de Saúde orienta apresentar cartão de vacina e documento de identificação. No caso das gestantes é necessário portar cartão pré-natal. Para mães puerpéras, o recomendado é a apresentação do cartão de vacina ou certidão de nascimento da criança.

Pesagem do Bolsa Família

Na oportunidade, o Setor de Nutrição da Secretaria de Saúde realizará a pesagem do Bolsa Família. A pesagem é um dos itens exigidos pelo Governo Federal para o cadastramento no Programa Bolsa Família, que atinge crianças de 7 anos, de ambos os sexos, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes.

Caso a família não passar por essa pesagem realizada duas vezes ao ano, ela corre o risco de deixar de receber o benefício. A família terá que levar o cartão do Bolsa Família no ato da pesagem. Essa ação é viabilizada em parceria com a Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social, responsável pela realização do Bolsa Família em Araxá.

Endereços dos locais de vacinação e da pesagem do Bolsa Família

- Unicentro:
Avenida Dâmaso Drummond, 275. Bairro Vila Guimarães

- Uninorte:
Rua Lázaro de Vaz de São Paulo, 105. Bairro Urciano Lemos

- Unisul:
Avenida Aracely de Paula, 4050. Bairro Vila Silvéria

- Unileste:
Avenida Cassiano de Paula Nascimento, 290. Bairro Santo Antônio

- Unioeste:
Avenida Auxiliadora Paiva, 255. Bairro Serra Morena

- Uninordeste:
Rua Pedro de Paula Lemos, 1110. Bairro Ana Antônia

- Unisa:
Travessa Piaui, 35. Bairro São Geraldo

- PSF Pão de Açúcar:
Rua Eurindo Barbosa de Lacerda, 245. Bairro Pão de Açúcar

- PSF Abolição:
Rua José Pinto da Silva, 135. Bairro Abolição