Araxá, 21 de Maio 2018
Clima Agora
12°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Saúde e Educação

Publicado em:07/05/2018
:: Saúde :: Lavar as mãos reduz em 40% doenças como gripe, conjuntivite e viroses. Entenda...
Prática é negligenciada tanto por pessoas comuns como por profissionais da saúde

Higiene das mãos seja feita com água e sabão sempre que necessário

Uma ação tão simples e rápida, mas com efeitos tão importantes. Lavar as mãos é um hábito básico de higiene que tem consequências muito positivas para a saúde. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o costume pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses.

Mesmo assim, a prática é negligenciada tanto por pessoas comuns como por profissionais da saúde no dia a dia. Por isso, a OMS instituiu o dia 5 maio como data para a realização de programas e ações que estimulem o hábito de higienizar as mãos todos os dias.

Os especialistas recomendam que a higiene das mãos seja feita com água e sabão sempre que necessário – principalmente antes das refeições e ao sair do banheiro. Vale também ter sempre à mão álcool gel para fazer a limpeza quando não houver outros meios à disposição. “A higiene das mãos, com água e sabão ou com álcool gel é uma medida que deve ser utilizada”, afirma Evaldo Stanislau Affonso de Araújo, médico da divisão de moléstias infecciosas e parasitárias do Hospital das Clínicas e responsável pelo Programa de Stewardship da Fundação São Francisco Xavier.

C/ Agência Estadão