Araxá, 15 de Outubro 2018
Clima Agora
22°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cidade

Publicado em:02/05/2018
:: No Tauá :: Araxá sedia reunião Plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Confira...
O encontro tem por objetivo aproximar ainda mais o Conselho da sociedade, promovendo o intercâmbio de informações entre os profissionais da região

Encontro acontece entre os dias 10 e 11 de maio em Araxá

Araxá recebe, nos dia 10 e 11 de maio, a edição itinerante da reunião Plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas). O evento, que é tradicionalmente realizado em Belo Horizonte, busca transmitir conhecimentos técnicos e aproximar os profissionais do Crea-Minas e a sociedade local.

O diretor de Relações Institucionais do Crea-Minas, engenheiro civil Pedrinho da Mata, explica que a plenária pretende promover discussões visando a missão e valores do Crea-Minas, especialmente no que diz respeito à defesa dos interesses sociais e humanos, a valorização profissional, o desenvolvimento sustentável e a excelência do exercício das atividades profissionais.

“A realização da Plenária no interior é uma forma de valorizar a produção de conhecimento e economia local. Esta iniciativa proporciona aos profissionais do Sistema Confea/Crea da região a oportunidade de conhecerem e participarem destas reuniões, ressaltando a ideia de um Crea para todos”, afirma o diretor.

Nesta edição, a pauta da Plenária seguirá o curso normal, com a discussão e aprovação da ata anterior, comunicados, relatos de processos e apresentação dos trabalhos de cada uma das oito Câmaras Especializadas, que são instâncias decisórias do Conselho e tem por finalidade apreciar e julgar assuntos relacionados à profissões de base tecnológica. A plenária contará com a participação de toda a diretoria, dos superintendentes e dos conselheiros do Crea-Minas nas discussões.

Segundo Pedrinho da Mata, a escolha de Araxá para essa edição da Plenária itinerante se deu graças ao desejo dos conselheiros do município em receber o evento e em função de ser uma cidade polo da mesorregião do Alto Paranaíba. Como parte das atividades da reunião, será realizada uma visita técnica nas instalações industriais da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), principal exploradora da mina de ferro-nióbio da região.

Seminário

Após a reunião da plenária, será realizado o seminário “Engenharia - Alavanca para o desenvolvimento” com o objetivo de discutir as demandas locais, tendo a engenharia como solução, além de mostrar a importância do trabalho técnico de profissionais no diagnóstico, elaboração de projetos e execução de serviços para melhor atendimento das demandas públicas.

O seminário será composto pelos painéis “Gestão ambiental na administração pública”, “Engenharia Pública na Gestão Municipal” e “NBR 15.575 - Edificações habitacionais – Desempenho”. Este último painel visa discutir a Norma Brasileira 15.575 que entrou em vigor em 2013 e, desde então, é exigida para novos projetos. A norma apresenta novas obrigações para incorporadores, projetistas, construtores, fornecedores de materiais, além de responsabilidades do usuário. “A visita técnica, o seminário e suas palestras são formas de fomentar e complementar as discussões que serão apontadas na plenária”, afirma Pedrinho da Mata.

O evento é aberto ao público. A inscrição e a programação completa podem ser conferidas no link http://www.crea-mg.org.br/index.php/comunicacao/cursos-e-eventos/eventos

Serviço:
- Data: 10 e 11 de maio de 2018
- Local: Tauá Grande Hotel - Rua Águas do Araxá, s/n, Barreiro, Araxá - MG