Jornal Araxá
Araxá, 21 de Agosto 2018
Clima Agora
23°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cultura e Arte

Publicado em:02/05/2018
:: Cultura :: Oito oficinas complementam programação do 27º Encontro SESI de Artes Cênicas
Técnicas Acrobáticas, Iniciação a Arte Circense, Musicalidade na Dança de Salão, Balé de Repertório, Iniciação Teatral, e Viola Caipira

Os interessados devem se inscrever pelo email encontroaraxa@gmail.com

Em cada cidade oportunidades diferentes de aprendizado para quem interessa em aperfeiçoar em um cenário das artes cênicas. Técnicas Acrobáticas, Iniciação a Arte Circense, Musicalidade na Dança de Salão, Balé de Repertório, Iniciação Teatral, e Viola Caipira.

Os interessados devem se inscrever pelo email encontroaraxa@gmail.com até às 23h59 do dia antes da oficina interessada, enviando NOME COMPLETO, FORMAÇÃO, TELEFONES DE CONTATO, e escrever no título OFICINA ARAXÁ ou OFICINA CONCEIÇÃO.

Araxá

Em uma atividade de base formativa e cultural o diretor da Cia K (SP), Kiko Caldas, ministra a palestra Técnicas Acrobáticas na tarde de sábado, 05 de maio, de 16h às 17h30. A proposta é ensinar brincando jovens e adultos, a partir de 15 anos, que tenham envolvimento com atividades artísticas como teatro, circo ou dança. Movimentos naturais promovem posições invertidas, rotações, giros, equilíbrios estáticos e dinâmicos serão trabalhados por Kiko Caldas, que foi um dos pioneiros à realizar, em Minas Gerais e São Paulo, espetáculos usando a linguagem do circo contemporâneo.

Na segunda feira, 07/05, Iniciação a Arte Circense com Rodrigo Chagas com três opções de horários para públicos distintos. Pela manhã, de 10h às 12h, para crianças; matutino de 15h às 17h para adolescentes; e a noite, de 19h às 21h adultos. A vivência vem de encontro ao que está sendo discutido e pesquisado no âmbito circense no país, e mundo, dentro da perspectiva de estímulo através das técnicas e aparelhos circenses.

Rodrigo Chagas é ator, diretor e encenador, especialista em metodologia do ensino de artes pela Uninter, é instrutor de teatro e circo no Centro Cultural SESIMINAS José Maria Barra em Uberaba desde 2011 e na Unidade SESI/Senai Araxá desde 2017. Os alunos terão acrobacia de solo, aérea, acrobalance e expressão corporal, entre as modalidades.

Sábado (12/05) a oficina Expressão e Musicalidade na Dança de Salão visa trabalhar a percepção e a expressão corporal através de estilos diferentes, com Isaias Mniguelangelo. Entre 15h30 e 17h é a vez do Forró e Bachata, e de 17h às 18h30 Kizomba e Samba. Isaias Miguelangelo é professor e coreógrafo de Dança de Salão formado pela Unidança de Belo Horizonte e desenvolve trabalhos nacionais e internacionais desde 2002, além de ser o produtor do Congresso Baila Triângulo e instrutor no Centro Cultural SESIMINAS José Maria Barra, em Uberaba/MG. O público alvo é adolescentes a partir de 14 anos até adultos de 60 anos.

Conceição das Alagoas

Dias 8 e 9 de maio (terça-feira e quarta-feira), no mesmo horário, 19 horas, e em locais diferentes três oficinas para os moradores de Conceição das Alagoas. Na Rua Presidente Vargas, 814, Balé de Repertório, onde Marília Medeiros trabalha gradualmente os fundamentos da técnica respeitando as diferenças individuais dos alunos e conhecer mais sobre os repertórios clássicos. Nesse curso de ballet serão trabalhadas a respiração, postura, musculatura, flexibilidade, percepção corporal, agilidade, coordenação motora e o bem estar.

A oficineira foi aluna da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, onde adquiriu experiência no método russo Vaganova. Atualmente é instrutora de balé no Centro de Cultura SESIMINAS José Maria Barra, em Uberaba/MG.

A vivência acontecerá de forma prática, lúdica e dinâmica, provocando op participante a “ser e fazer” como desenvolvimento da qualidade de vida, relacionamento e potência para atividades cotidianas. Proposta da oficina Iniciação Teatral Através dos Jogos em Grupo, com Rodrigo Chagas, que participou de encenações, atuando em grupos teatrais em Uberaba, Uberlândia, Belo Horizonte e São Paulo. Único requisito para participar é ter acima de 16 anos. Esta oficina será no CCI – Centro de Convivência do Idoso, na Praça Alvina Fonseca s/nº.

A outra opção será no CRAS na Praça Alvina Fonseca s/nº. Em Expressão e Musicalidade na Dança de Salão será trabalhada a percepção e a expressão corporal através de estilos diferentes, com Isaias Miguelangelo. Forró, Bachata, Kizomba e Samba com professor e coreógrafo de Dança de Salão formado pela Unidança de Belo Horizonte que desenvolve trabalhos nacionais e internacionais desde 2002, além de ser o produtor do Congresso Baila Triângulo e instrutor no Centro Cultural SESIMINAS José Maria Barra, em Uberaba/MG. O público alvo: adolescentes a partir de 14 anos, até adultos de 60 anos.

Sábado, 12 de maio, às 14h, outras duas oportunidades de aprendizado, ambas gratuitas. A Vivência em Arte Circense, com Rodrigo Chagas, será ministrada no Ginásio Poliesportivo Herculano José de Morais (rua Pedro Lima Chagas, 353), com classificação livre. O aluno terá acessibilidade ao conteúdo e desenvolvimento para que possa aproveitar a vivência na vida pessoal, profissional, estudantil ou artística. Rodrigo Chagas é instrutor de teatro e circo no Centro Cultural SESIMINAS José Maria Barra em Uberaba desde 2011 e na Unidade SESI/Senai Araxá desde 2017. Como encenador já dirigiu mais de 15 espetáculos teatrais e 2 de circo.

Também à tarde, 14h, na Casa da Cultura (rua Presidente Vargas, 163) Luis Umberto ministra as noções elementares, teóricas e técnicas fundamentais no manuseio do instrumento. Em Vivência em Viola Caipira o músico, professor, com trabalho artístico com a dupla sertaneja Luis Humberto & Manuelzito, já apresentou nos programas Brasil Caipira na TV Câmara e Coração Sertanejo na Band. E também é instrutor de violão popular e viola caipira no Centro de Cultura SESIMINAS José Maria Barra (Uberaba/MG).

Ascom 27º ESAC