Araxá, 15 de Outubro 2018
Clima Agora
21°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cultura e Arte

Publicado em:27/04/2018
:: Cultura :: Cinquenta atrações em quatro cidades no 27º Encontro Sesi de Artes Cênicas
Araxá, Conceição das Alagoas, Pirajuba e Uberaba recebem programação descentralizadas

Tradicional evento será realizado de 4 a 13 de maio em Araxá. Foto Divulgação

Agora a curiosidade vai acabar. Entre 4 e 13 de maio de 2018, 50 atrações de formatos distintos das artes cênicas, serão apresentadas nas cidades de Araxá, Conceição das Alagoas, Pirajuba e Uberaba, dentro da programação do 27º Encontro SESI de Artes Cênicas. Grupos de teatro, música, dança, performance e oficineiros. Tem San da Mí, Saulo Laranjeira e o Circuito Arrumação em noites musicais.

Letícia Sabatella e Fernando Alves Pinto no espetáculo “A Vida Em Vermelho”. Muita coisa, né? Falei muito rápido? Calma, tem muito mais. Vamos por partes, para deixar você por dentro de tudo. Serão dez dias de atividades para públicos de todas as idades. Programação de manhã, a tarde e à noite em palcos diversificados.

Realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o 27º Encontro SESI de Artes Cênicas tem o patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e da Usina Santo Ângelo. As atrações são todas gratuitas, e definidas pela classificação de cada espetáculo.

Na abertura, dia 4 de maio, às 20h a Cia K de São Paulo e “A Banda Que Voa”, com um show inusitado, que eleva o cantor e compositor San da Mí, ex-vocalista do grupo Sambô, e sua banda nas alturas. O show acontece à 40 metros do chão. Os sete músicos são presos a cabos de aço e içados por um guindaste. A atração promete animar, contagiar e emocionar o público, que vai voar, junto com o elenco.

No sábado, 05/05, as atrações começam cedo: 10h30 no Calçadão da Rua Presidente Olegário Maciel, tem o grupo de dança Primeiro Ato com “Passagem”. Uma tenda de circo, transformada no Ponto de Encontro, no estacionamento da Unidade do SESI/Senai em Araxá (Rua Abrão José Bittar, 405, Jardim Residencial Bela Vista), artistas de Araxá e região realizam sessões culturais para reunir amigos e familiares. Praça de alimentação + espaço kids + música + performance + dança + teatro = 6 horas de artes cênicas.

Sobem no tablado no sábado, 05 de maio: Acustic Bar (música-Araxá), Complexidade Atômica (música-Uberaba), Dançarte – Céu d'Espera (dança-Uberaba), Flor – A Rainha do Cerrado (teatro de bonecos-Araxá), Groveria (música-Araxá), João Henrique (música-Araxá), Ofício 12 - Estimulador de desapego (performance-Araxá), Ofício 13 - Comparador de emissores de carbono (performance-Araxá), nessa ordem.

Na noite desse mesmo sábado (05), no Teatro Municipal de Araxá, o Grupontapé, comemorando 20 anos de trajetória através de um mergulho no jeito mineiro de ser e sentir apresenta o espetáculo “Por de Dentro”, às 20h30. Domingo, 06 de maio, a Cia K retorna aos palcos itinerantes do Encontro SESI em Araxá para outra montagem. É a peça “Brincadeira”. O picadeiro será, com música ao vivo, no Complexo do Barreiro, às 10h.

E os estudantes tem programação específica na edição 2018 do Encontro SESI. Alunos de instituições de ensino, públicas e particulares, assistem ao grupo Oriundo de Teatro, de Belo Horizonte. Nas duas sessões, manhã e tarde de terça feira (08/05), no Teatro SESI Araxá, “Escola de Heróis” com atores e bonecos em cena, e sonoplastia ao vivo. Seguindo a semana, dia 09/05, no Teatro Municipal, a Cia de Dança SESIMINAS convida o público do 27º Encontro SESI de Artes Cênicas para “Cidade dos Sonhos, Recanto das Virtudes”. O roteiro de Eduardo Moreira, direção teatral de Inês Peixoto, coreografia de Ane Adade e trilha de Kiko Klaus, chama a atenção para se pensar a vida fora dos limites do possível. Serão duas sessões: 15h30 e 20h. O público é restrito ao limite de cadeiras do espaço, de 300 lugares.

O Teatro SESI Araxá e o Teatro Municipal de Araxá serão os palcos da quinta-feira, 10 de maio. “A história da Bolsa Amarela” do grupo Engrenagens de Teatro SESI (MG) em dois horários na Unidade SESI, às 9h30 e 14h30. À noite, muita música no show, pela primeira vez em Araxá, do Circuito Arrumação, com Saulo Laranjeira. O apresentador comemora com os artistas da cidade, os 30 anos do programa Arrumação, às 20h, no Teatro Municipal.

Sexta-feira (11/05) de pura gargalhada na Noite do Improviso com os humoristas, experts em risadas. Eles sobem juntos ao palco do Teatro Municipal de Araxá, às 20h30. Marco Gonçalves, Guilherme Tomé, e Evandro Rodrigues num espetáculo cômico de improvisação, onde eles criam cenas inéditas. E a plateia é quem sugere o tema. E eles podem ir do submarino ao jardim de infância, passando por um encontro amoroso.

Sábado tem mais. Tem muito mais! A tarde toda, no Ponto de Encontro, outros dez artistas de teatro, dança, música e performance de cidades do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro retomam as apresentações durante a tarde inteira. Entre 14h e 20h apresentam: Caliandra – Grupo Tramoya (teatro-Uberaba), Manoel Amâncio (música-Araxá), Araxá Dance Company - Nossa Cara (performance-Araxá), História do Cérebro (performance-Araxá), Insurgência Sertaneja - Meu Sotaque, Minha Sina (música-Uberaba), Vinith (música-Araxá), Niobium (música-Araxá), O Barqueiro (teatro-Uberlândia), O Reino de Jamé - grupo Apoteose (teatro-Uberlândia).

Em seguida, tem Letícia Sabatella e Fernando Alves Pinto com “A Vida em Vermelho”, 20h, no Teatro Municipal de Araxá. Bertolt e Edith ensaiam, num antigo cabaret, o espetáculo que apresentarão naquela noite acompanhados por três músicos. Eles interpretam composições autorais e outras músicas famosas da época como se estivessem em uma competição. A partir de cartas, memórias e autocitações, Brecht coloca o homem em xeque, enquanto Piaf expõe a própria alma.

Domingo, Dia das Mães (13/05), pensando numa programação para toda a família, de manhã, no Complexo do Barreiro, o Grupo Teatro Kabana, de Sabará (MG), entra em cena com “Êh Boi”. Ao som de caixas, violas e pandeiros, os artistas pedem licença aos poetas do cordel, aos vaqueiros e seus melancólicos aboios e aos cantadores do sertão para cantar o BOI. Êh Boi é um espetáculo de teatro de rua, inspirado em folguedos populares brasileiros em que o boi é amplamente cultuado e reverenciado.

Outras cidades

Para quem achava que o Encontro SESI de Artes Cênicas, realizado há 26 anos em Araxá, no Alto Paranaíba, não poderia inovar, vai se surpreender com a 27ª edição do evento cultural mais antigo de Minas, realizado pelo Sistema da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Ampliando as fronteiras, cidades do Triângulo Mineiro, mais precisamente na macrorregião de Uberaba, vão receber espetáculos gratuitos do Encontro SESI 2018.

Conceição das Alagoas

Pela primeira vez no município o Encontro SESI oportuniza conhecimento à todos. Sexta, 11 de maio, tem Ponto Volante de Cultura – Centro Cultural SESIMINAS Mariana, às 16h, na Praça José Alexandre do Carmo, classificação livre. Sábado, 12 de maio, a cidade recebe quatro apresentações do festival. Começando às 14h tem “Vivência de Circo”, Rodrigo Chagas no Ginásio Poliesportivo Herculano José de Morais (Rua Pedro Lima Chagas, 353). No mesmo horário, na Casa da Cultura (Rua Presidente Vargas, 163), “Vivência de Viola Caipira” com Luis Humberto do Centro Cultural SESIMINAS Uberaba.

Um pouco mais tarde, às 16h, “Auto da Serra”, livremente inspirado na obra Romeu e Julieta de Shakespeare, conta num linguajar bem mineiro uma das mais antigas histórias sobre o amor, na Praça José Alexandre do Carmo. Ainda na Praça, 17h, o teatro infanto-juvenil “Êh Boi” do grupo Kabana (BH). Encerrando, às 19h, melodias e arranjos dos clássicos sertanejos de raiz, integram o elenco de “Causos de Viola” com um repertório recheado de contos.

Pirajuba

Núcleos de Teatro e de Cultura, do SESI levam encenações e música para a cidade. Sexta feira, 11 de maio, atores encenam a festa da paróquia com pura mineiridade. Esse é o pano de fundo para um amor maior que a distância e menor que a morte em “Auto da Serra”, às 18h30, na Praça Pedro Gerardelli Brunozzi. Às 19h, permanecendo na Praça, “Causos de Viola” com os 12 músicos do Núcleo SESI de Viola Caipira, com a regência do instrutor Luis Umberto Ribeiro, violeiro e cancioneiro há mais de 30 anos. Sábado, 12 de maio, Ponto Volante de Cultura, do Centro Cultural SESIMINAS Mariana, às 10 da manhã. Toda a programação é livre para todas as idades.

Uberaba

De 9 a 12 de maio, atrações para crianças, jovens e adultos na Terra do Zebu, em um só local, Teatro SESIMINAS de Uberaba, localizado na Praça Frei Eugênio, 231, bairro São Benedito. Na quarta-feira (09/05) “Escola de Heróis” do grupo Oriundo de Teatro, diretamente de Belo Horizonte. A comemoração dessa primeira década de artes cênicas será às 9h30 e 15h30 para as escolas uberabenses. No dia seguinte, 10/05, a Cia de Dança SESIMINAS embala a tarde e noite do público com “Cidade dos Sonhos – Recanto das Virtudes”, com classificação livre, 15h30 e 20h.

Na sexta feira (11/05) é a vez de Letícia Sabatella e Fernando Alves Pinto falar da “A Vida em Vermelho”, às 20h30, com portas totalmente abertas para a plateia, a partir de 12 anos. Finalizando, com garantia de risos, muitos risos, a “Noite de Improviso” conta com a plateia para gargalhar com Andres Giraldo, Evandro Rodrigues, Guilherme Tomé e Marco Gonçalves. Eles invadem o palco, às 20h30. Classificação 12 anos.