Araxá, 22 de Maio 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cidade

Publicado em:28/08/2014
:: Formando Cidadãos :: Crianças e adolescentes atendidos pela LBV participam de projeto sobre Boas Escolhas
Projeto trabalha a prevenção do uso de drogas e da violência, além de potencializar a capacidade de escolha e de decisão da criança e do adolescente

Projeto da LBV/Araxá é apoiado por pais e alunos

A Legião da Boa Vontade (LBV) tem procurado despertar a criticidade dos atendidos em seu Centro Comunitário de Assistência Social, em relação aos assuntos mais simples ou mais complexos, proporcionando oportunidades de buscar informações, compartilhar com o grupo, enriquecer o conhecimento, fortalecer valores e desenvolver os próprios conceitos.

Atualmente, na Oficina de Cultura Ecumênica, a educadora social da LBV, Marcela Souza desenvolve o projeto “Fazendo boas escolhas” com o objetivo de trabalhar a prevenção do uso de drogas e da violência, além de potencializar a capacidade de escolha e de decisão da criança e do adolescente. Eles já participaram de dinâmicas para despertar o interesse pelo assunto, produziram cartazes e assistiram a uma palestra ministrada, dia 26, pelo Sargento Emerson Cláudio Souza, coordenador do Programa Educacional de Resistência as Drogas – PROERD, do 37º Batalhão da Polícia Militar de Araxá.

O Sargento Cláudio falou sobre a importância dos bons valores e, numa linguagem simples, dinâmica e educativa abordou a questão das drogas e da violência. “Gostei muito! Aprendi que nós devemos dizer não as drogas e a tudo o que faz mal para agente. As drogas, o fumo, o álcool e as atitudes que não são boas, sempre prejudicam a gente. Para poder viver bem com mais saúde devemos sempre dizer não ao que é ruim\", afirmou João Vitor, 12 anos.

\"A prevenção é fundamental na sociedade. Entre os programas de recuperação de pessoas que são viciadas, apenas cerca de 5% conseguem viver em estado de sobriedade. É importante para a sociedade e para Polícia Militar que trabalha diretamente com segurança pública, desenvolver ações de prevenção, principalmente com o público que se encontra em situação de vulnerabilidade”, disse o coordenador do PROERD.

Dayanne Fernandes, mãe de uma criança atendida pela LBV, ressaltou agradecida: “É muito importante essas orientações que são passadas para que as crianças saibam dizer não as drogas e a violência. Minha filha chegou em casa contando que aprendeu que não pode conversar com estranhos, não pode aceitar carona e presentes de pessoas desconhecidas e que precisa contar o que acontece no dia a dia para a família e ficar longe das drogas. Essas orientações apoiam muito as famílias para que possamos proteger nossas crianças\", destacou.

“Com o desenvolvimento desse projeto procuramos contribuir para formação de cidadãos conscientes, capazes de fazerem sempre boas escolhas em suas vidas. Dizer não ao que é ruim, prejudicial à saúde e à vida. Dizer sim ao que promove a saúde, o bem estar e a cultura de paz”, disse a educadora Marcela Souza.

O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Araxá está localizado na Avenida João Moreira Salles, 255 – Padre Alaor. Para outras informações, ligue (34) 3662-9573.