Jornal Araxá
Araxá, 21 de Agosto 2018
Clima Agora
18°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Política

Publicado em:08/02/2018
:: De Olho na Câmara :: Vereadores elegem membros das Comissões Permanentes da Casa. Entenda...
Primeira reunião do ano, pelo Regimento Interno, é exclusiva para eleição das Comissões Permanentes

A primeira Reunião Ordinária com uso da tribuna acontecerá dia 15

Aconteceu nessa terça-feira (06) a 1ª Reunião Ordinária de 2018 na Câmara Municipal de Araxá. Todos os vereadores estavam presentes. Não houve uso de tribuna e apresentações de projetos na sessão. Pelo Regimento Interno da Casa, a primeira reunião do ano é exclusiva para a eleição dos membros que compõe as cinco Comissões Permanentes: Finanças, Justiça, Legislação e Redação Final; Serviços Urbanos e Obras Públicas; Esporte, Turismo, Lazer e Direitos Humanos; Educação, Cultura, Saúde e Segurança e Comissão de Agricultura, Indústria, Comércio e Planejamento Ambiental, Urbano e Rural.

Cada comissão é composta por três membros. Como o Presidente da Casa não faz parte de nenhuma delas, um vereador é eleito para compor duas. Essas comissões recebem os projetos assim que são apresentados e dão os pareceres favoráveis ou contrários antes de uma possível apreciação pelo plenário.

“É fundamental o papel das comissões, tendo em vista que todo projeto que chega na Câmara Municipal, ele necessariamente, tramita por duas Comissões, passando primeiro pela de Finanças, que vai analisar a legalidade do projeto e depois, seguindo para Comissão afim. Todas as Comissões têm o poder de analisar, dentro do prazo regimental, a matéria, discutir o assunto e trazer tranquilidade maior para o plenário na apreciação”, explica o presidente Fabiano Santos Cunha.

A primeira comissão eleita foi de Finanças, Justiça, Legislação e Redação Final, que ficou composta pelos vereadores Edinho Souza, Jairo Sávio Borges e José Valdez da Silva (Ceará). A segunda eleição foi para compor a Comissão de Serviços Urbanos e Obras Públicas, que ficou formada pelos vereadores César Romero da Silva, Emílio de Paula Castilho e Fernanda Castelha.

Logo após a composição da Comissão de Agricultura, Indústria, Comércio e Planejamento Ambiental, Urbano e Rural, que ficou composta pelos vereadores Farley Pereira de Aquino, Luiz Carlos Bittencourt e Robson Magela. Em seguida, foram eleitos para a Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Segurança, os vereadores Hudson Fiúza, Raphael Rios e José dos Reis de Paula.

Por último, foram eleitos os membros da Comissão de Esporte, Turismo, Lazer e Direitos Humanos, que ficou composta pelos vereadores Bosco Junior, Carlos Roberto Rosa e Emílio de Paula Castilho. Os componentes de cada uma das Comissões Permanentes foram eleitos por 15x0.

Ao final da Reunião, o presidente Fabiano solicitou aos parlamentares, que na próxima Reunião Ordinária, apresentem os nomes que ocuparão os cargos de Presidente, Relator e Membro de cada comissão. O próximo encontro no Plenário Guilherme Gotelip Neto será no dia 15 de fevereiro, às 14h, uma quinta-feira, em razão do Feriado de Carnaval na terça-feira, 13 de fevereiro.