Araxá, 21 de Novembro 2018
Clima Agora
18°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cidade

Publicado em:06/02/2018
:: Festa de Momo II :: Quem pretende viajar no Carnaval deve se vacinar o quanto antes
Quem pretende viajar no Carnaval deve se vacinar o quanto antes. A vacina só garante imunidade contados 10 dias de sua aplicação

A vacinação é super importante para quem pretende "pegar a estrada"

A chegada do feriado de Carnaval, no próximo dia 10, levantou um alerta ainda maior para a necessidade de imunização com a vacina para a febre amarela. Isso porque a vacina só garante imunidade contados 10 dias de sua aplicação. O tempo é necessário para o organismo produzir os anticorpos contra a febre amarela. Quem vai viajar no dia 10 deve ficar atento com as áreas de risco, já que o último dia para ter se vacinado e ficar imunizado dentro do prazo é hoje.

Quem pretende viajar a partir do dia 11 ainda tem tempo para se vacinar, mas deve procurar os postos o quanto antes para garantir o efeito da vacina. Quem não se vacinou ainda e pretende viajar durante o feriado deve ficar atento aos locais de risco da febre amarela e reavaliar se vale a pena fazer a viagem.

A Secretária de Estado de Saúde (SES) orienta que deixar para se vacinar somente quando chegar ao local de destino é bastante arriscado. “Vale destacar, porém, que o risco de contrair Febre Amarela não aumenta em ambientes lotados de pessoas, como é o caso das festas de Carnaval e blocos de rua. Isso porque a Febre Amarela não é uma doença contagiosa, ou seja, não se transmite de pessoa a pessoa; somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus da doença”, informa a secretaria.

Todos os casos de de febre amarela em Minas são silvestres, o último caso da doença, transmitida pelo Aedes aegypti, foi registrado no Brasil em 1942. Por causa disso, quem vai viajar para zonas rurais devem ter atenção redobrada.