Araxá, 22 de Fevereiro 2018
Clima Agora
27°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Empresas e Negócios

Publicado em:06/02/2018
:: Defesa do Consumidor :: Procon Araxá atende mais de 16 mil pessoas em 2017. Fique Ligado...
Órgão tratou e solucionou 13.456 demandas, o que representa um índice de resolutividade superior a 80%

Telefonia continua com o maior número de reclamações no Procon de Araxá

A unidade do Programa Municipal de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon) apresenta balanço de atendimentos em 2017. Foram atendidas 16.566 pessoas, sendo que 13.456 tiveram suas reclamações resolvidas sem abertura de processos, com utilização de ligações telefônicas, ou até mesmo com a ida de um atendente do órgão diretamente ao estabelecimento comercial para solucionar as pendências, o que representa um índice altamente positivo, com 81% (oitenta e um por cento) dos atendimentos das demandas sanadas.

De acordo ainda com esse levantamento, outras 3.019 pessoas tiveram orientações para os problemas apresentados, sendo que muitas dessas pessoas procuraram o órgão de maneira preventiva. Por fim, 91 processos administrativos foram abertos com o envio de notificações para os reclamados, o que representa menos de 0,55% no número total de atendimentos. Do montante de atendimentos registrados no semestre, o maior número dos registros continua relacionado com telefonia, 12,10%, seguido de produtos com defeito, 9,91%, cartão de crédito, 7,38% e contratos bancários, 6,94%.

Várias outras atividades foram desenvolvidas, como pesquisas de interesse da comunidade de material escolar e ovos de páscoa, por exemplo, ações externas ao órgão (informações e educação para o consumo), divulgação de informações junto à imprensa e treinamento e capacitação dos servidores do órgão. “Renovamos o nosso compromisso em prestar serviço satisfatório e essencial à redução de litígios (termo jurídico para designar quando há divergência entre as partes da ação – consumidor e empresa) e à defesa dos consumidores, em busca da pacificação social”, completa a secretária executiva do Procon Araxá, Belma Nolli.