Araxá, 22 de Abril 2018
Clima Agora
21°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Política

Publicado em:22/12/2017
:: No Tauá Grande Hotel :: Governo de Minas Gerais entrega Medalha Calmon Barreto
Solenidade coincide com o aniversário de Araxá; 11 personalidades foram agraciadas e tiveram o empenho e dedicação relacionados ao mineiro que dá nome a honraria

Cerimônia foi realizada no Tauá Grande Hotel do Barreiro. Fotos Ascom

O Governo de Minas Gerais entregou em Araxá, no Território Triângulo Sul, a Medalha Calmon Barreto, que homenageia personalidades e instituições que se destacaram em prol do desenvolvimento das atividades culturais e turísticas de Minas Gerais. Neste ano, 11 pessoas foram agraciadas. O orador oficial da cerimônia, o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria, representou o governador Fernando Pimentel, que não pôde comparecer em função de uma agenda em Brasília para tratar da viabilização de novos recursos para o Estado.

“Trago o abraço fraterno do governador, que é sempre um entusiasta das causas culturais de Minas Gerais. Calmon Barreto também se dedicou ao desenho e às gravuras. Percebemos a sensibilidade do traço desse grande artista. Acho que essa sensibilidade é comum em todos os agraciados aqui. Cada um tem ou já prestou serviços relevantes para a construção de um Estado e de cidades cada vez melhores para se viver e trabalhar”, disse o secretário.

Em uma alusão ao universo do Turismo, Faria disse que o governo de Minas Gerais tem se dedicado à construção de cidades cinco estrelas.

“Tenho recebido uma encomenda do governador Fernando Pimentel para que, anterior a construção de hotéis cinco estrelas, nós tenhamos cidades cinco estrelas. O governador é um entusiasta da causa municipalista. Para ele, antes de ser uma boa cidade para o turista que a visita, a cidade precisa ser boa para quem vive nela. É nesse sentido que temos trabalhado, para ofertar uma matriz de desenvolvimento econômico que também possa gerar riqueza e renda. Parabéns aos agraciados. Renovo o compromisso de Minas Gerais de estar próximo aos municípios, para que possamos, cada vez mais, celebrar vitórias e conquistas para o povo mineiro, porque essa foi a escolha que o governador fez: estar ao lado do povo mineiro”, discursou Ricardo Faria.

O prefeito de Araxá, Aracely de Paula, parabenizou os agraciados e lembrou da importância do araxaense Calmon Barreto. “Calmon Barreto foi um homem que veio para criar, inovar, empregar conhecimentos e sentimentos. Ele se tornou um dos ícones da arte deste país, participou de todas as grandes manifestações do Brasil, sentiu as agruras e pressentiu os novos caminhos. É uma honra para Araxá ser o berço e descanso eterno de Calmon Barreto. Essa medalha honra qualquer um que tenha a felicidade de recebe-la”, disse ao se referir à importância da honraria.

Representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado estadual Bosco, natural de Araxá, lembrou o pioneirismo e empenho de Calmon Barreto. “Aos agraciados, que agora também fazem parte da nossa história, registro aqui a importância de Calmon Barreto, que participou ativamente da história de nossa cidade, do Estado e do país como desenhista, pintor, escultor e escritor. Fico convicto de que os agraciados são pessoas que não medem esforços no trabalho que desenvolvem em prol da cultura e do turismo em Minas Gerais. O mérito de vocês é fruto das grandes missões abraçadas e cumpridas com tanto zelo e dedicação”, afirmou.

Agraciados

- Aluizer Malab Barbosa do Nascimento
- Carlos Henrique Alves da Silva
- Fabiano Santos Cunha
- Fernanda Medeiros Azevedo Machado
- Fernandes Cândido Barros
- José Eduardo Terra Vallory
- Tino Gomes
- Márcio André Ferreira Soares
- Paulo Miranda
- Ricardo Rodrigues
- Walter Soares dos Reis

C/ Ascom