Araxá, 22 de Janeiro 2018
Clima Agora
23°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Saúde e Educação

Publicado em:22/12/2017
:: Saúde e Bem Estar :: Os benefícios da atividade física para o coração. Fique Por Dentro...
Somente no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, morrem, a cada ano, cerca de 300 mil pessoas por problemas do coração, sendo 60% delas, mulheres

Eficácia somente é garantida através da regularidade e do tempo do exercício. Di

É inegável que o avanço tecnológico e a evolução humana têm trazido cada vez mais praticidade e comodidade à vida das pessoas. Entretanto, eles estão diretamente ligados à inatividade física, cada vez mais comum na sociedade atualmente.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sedentarismo é o segundo principal fator de risco de morte no mundo, associado, na maioria dos casos, a doenças coronárias. Somente no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, morrem, a cada ano, cerca de 300 mil pessoas por problemas do coração, sendo 60% delas, mulheres.

“A associação entre a inatividade e os eventos cardiovasculares fatais e não fatais como, morte súbita, infarto, angina no peito, hipertensão faz valer aquele velho ditado popular que afirma que ‘prevenir é melhor do que remediar’”, conta o professor de educação física da academia Turner Prime, Frederico Kempler. O profissional afirma que a mudança no estilo de vida é fundamental para a prevenção de problemas coronários. “Atividade física orientada, aliada à alimentação balanceada são as medidas preventivas consideradas como pilares para a boa saúde cardiovascular”, destacou.

Frederico diz que o tipo de atividade física praticada independe para alcance do efeito. A eficácia somente é garantida através da regularidade e do tempo do exercício – no mínimo 30 minutos diários. “A prevenção não é assegurada pelo gasto calórico dispendido. Não adianta a pessoa gastar duas mil calorias em uma semana se ela não pratica atividade frequentemente. Assim como não está protegido um ex atleta que se tornou sedentário. Atividade física não é vacina que pode ser feita uma vez na vida. O segredo é manter-se em constante atividade”, explica.

Ademais, o profissional enfatiza que, além de prevenir as doenças coronárias, a prática de exercícios físicos ajuda a reduzir o risco diabetes, estresse e depressão. “O exercício físico regular mantém os músculos, articulações e até ossos saudáveis. Também proporciona aumento de energia e da sensação de bem-estar. 30 minutos de caminhadas diárias são uma ótima opção para começar. Pequenas trocas diárias também podem trazer benefícios. Opte sempre por escadas ao invés de elevadores ou escadas rolantes. O ideal é não ficar parado. Procure sempre um auxílio de um profissional qualificado”, finaliza.

C/ Naves Coelho Assessoria & Marketing