Araxá, 22 de Julho 2018
Clima Agora
15°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Empresas e Negócios

Publicado em:14/12/2017
:: Empresarial :: Com balanço positivo, Fiemg e parcerias encerram ação do PCIR em Araxá
Agenda do Programa de Competitividade Industrial Regional será retomada no próximo ano, dando continuidade aos trabalhos com empresas do Distrito Industrial

Encerramento foi realizado no auditório da Associação Comercial de Araxá

Foi realizado na sede da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá – Acia, na noite de segunda-feira, 11 de dezembro, o encerramento da Ação Lean Melhoria Contínua que faz parte do Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR). O projeto foi realizado com empresas de Araxá, pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg, em parceria com a Codemig e Prefeitura.

Durante o evento esteve presente o presidente da Acia, Emílio Neumann; o presidente do D.I. Paulo Nessralla; o analista de Projetos da Fiemg, Pedro Peixoto, empresários do Distrito Industrial; entre outros convidados.

Durante a Ação desenvolvida desde abril deste ano, foram realizadas atividades de treinamentos práticos e visitas de acompanhamento especializadas, voltados à execução de projetos de melhoria com resultados de curto prazo. O Analista de projetos da Fiemg explica que o objetivo foi reduzir perdas e desperdícios, elevar a produtividade e o nível de competitividade das empresas participantes.

“Começamos o trabalho compartilhado com o D.I. para levantar várias carências, e mostrar o que o sistema pode fazer quando temos esse retorno das empresas e empresários. Realizamos seis ações envolvendo 53 empresas e no total foram atendidos 206 colaboradores em ações de mão de obra, mercado, tecnologia, e sustentabilidade num investimento de mais de R$ 100 mil com contrapartida de 80% desse valor por parte da Fiemg. Encerramos o ano de 2017 com resultados positivos e para o ano de 2018 vamos retomar essa agenda em Araxá”, explicou Pedro Peixoto.

O presidente do D.I. Paulo Nessralla comentou sobre o futuro da parceria. “O projeto foi muito importante e todos que participaram ficaram totalmente satisfeitos. Para o próximo ano vamos buscar ainda mais parcerias para todas as empresas do D.I. gerando preparação e melhorias”, ressaltou.

“A Acia acredita que todas as empresas precisam do apoio da sua Associação, resta a nós apoiar todo e qualquer benefício às empresas e aos empresários. A parceria que se formou entre Fiemg, Codemig e Prefeitura é de grande importância, pois eles buscaram entender as reais necessidades dos empresários, para depois formar o plano de trabalho, totalmente apoiados pela Acia”, reafirmou o presidente Emílio Neumann.

Para o sócio da Ferti Fertilizantes Jaime Sánchez, que participou do projeto, foi uma oportunidade de agregar valores aos processos dentro da empresa. “Desde agosto estamos participando da ação da Fiemg, o programa em si está sendo de grande importância para a empresa, pois conseguimos melhorar não só a nossa produtividade, mas também o layout interno, melhorando vários processos dentro da empresa. Nós mensuramos um aumento de 15% na produtividade”, concluiu.