Araxá, 21 de Novembro 2017
Clima Agora
21°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cultura e Arte

Publicado em:14/11/2017
Primeiro dia do VI Fliaraxá terá Mia Couto, Daniella Zupo, Fernanda Takai, Claudio Prado e Pato Fu
Escritor Mia Couto abre a série de “Diálogos em Espiral”, ao lado de Afonso Borges e de Luís Antonio Torelli

Mia Couto é o autor homenageado nesta VI Edição do Fliaraxá. Reprodução

A sexta edição do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), que tem como tema: “Língua, Leitura e Utopia”, começa nesta quarta-feira, 15 de novembro, com atrações e convidados muito especiais, entre eles Mia Couto, o autor homenageado. Na área externa do Tauá Grande Hotel de Araxá, que recebe o evento pela primeira vez, será inaugurado às 9h o Espaço Gastronômico. Além disso, no período da manhã, a partir de 9h, e à tarde, às 13h30, a criançada vai poder se divertir com as brincadeiras tradicionais dos países lusófonos, organizadas pelo Museu dos Brinquedos.

A Cerimônia de Abertura acontece às 10h, com a presença do curador do festival, Afonso Borges e Antônio Gilberto, gestor da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) em Araxá. Escritores da cidade também estarão presentes na ocasião. Mia Couto também é presença garantida no primeiro dia. O escritor moçambicano abre a série de “Diálogos em Espiral”, às 20h30. Ao lado de Afonso Borges e de Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro, eles debatem: “Lingua, Leitura e Utopia”, tema do festival.

Outro destaque do primeiro dia é a jornalista, apresentadora, editora e escritora araxanense Daniella Zupo. A partir de 11h, ela vai falar sobre seu livro-documentário “Amanhã Hoje é Ontem”, baseado na websérie de mesmo nome. Na obra, aclamada pela crítica, Daniella aborda uma das fases mais difíceis de sua vida, quando descobriu que tinha um câncer de mama. O caminho doloroso para obter a cura para a doença é retratado ao longo do livro, em um relato profundo, tocante e verdadeiro. De forma crua, sem esconder as dores, as tristezas e os obstáculos, Zupo consegue mostrar com clareza como é a vivência com o câncer e as mudanças causadas por ele.

A cantora Fernanda Takai também é presença garantida no Fliaraxá às 18h. A escritora e compositora vai falar sobre seu livro infantil “O cabelo da menina”. Ás 21h30, ela fará um show com a banda Pato Fu. Ainda no primeiro dia do evento, o jornalista Claudio falará sobre o tema do Festival: “Língua, Leitura e Utopia”, em seus “Delírios Utópicos”. A entrada no evento é gratuita, mais informações:www.fliaraxa.com.br.