Araxá, 21 de Novembro 2017
Clima Agora
21°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Política

Publicado em:25/10/2017
:: Saúde :: Audiência Pública apresenta Prestação de Contas da Secretaria de Saúde. Entenda...
Evento exibiu dados referentes ao período de maio até agosto de 2017

Números foram apresentados no plenário da Câmara Municipal de Araxá

A Secretaria Municipal de Saúde realizou no Plenário da Câmara Municipal de Araxá, Audiência Pública para prestação de contas do 2º Quadrimestre de 2017. O Evento foi conduzido pelo presidente do Legislativo, Vereador Fabiano Santos Cunha e contou com a participação de vereadores, servidores, imprensa e comunidade.

O secretário de Saúde, Dr. Alonso Garcia, lembrou que a Audiência Pública é um espaço adequado para manifestação popular e que é uma obrigatoriedade legal. Ele destacou que, no período de maio até agosto deste ano, o município investiu 18,12% de sua arrecadação no setor de saúde, sendo que a legislação prevê um mínimo de 15% de investimento.

A Equipe do Pronto Atendimento Municipal (PAM) destacou a média de 8 mil pacientes atendidos por mês, sendo que o Centro e os Bairros Santo Antônio e São Geraldo são os que mais procuram auxílio. Outra informação relevante é que o número de mulheres que procuram atendimento é bastante superior ao dos homens.

A Atenção Primária apresentou seu trabalho e destacou que o setor conta com equipes multidisciplinares e que a perspectiva é aumentar, em breve, de 16 para 22 equipes. Foi apresentado um balanço de 20.780 consultas realizadas no 2º quadrimestre. A equipe lamentou as 981 faltas, que representam 5% das consultas agendadas e prejudicam o planejamento dos atendimentos e os pacientes que estão aguardando um horário.

A Saúde Mental expôs dados do setor e comemorou a instalação do Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (CAPS I), que iniciará seu funcionamento em breve. O Centro vai atender crianças e usuários de drogas, em dias alternados e está sendo instalado na Rua Nossa Senhora da Conceição, nº 206, Centro.

A Equipe do Centro Especializado em Reabilitação da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE- Araxá) também apresentou seu trabalho, esclarecendo que a entidade atende atualmente cerca de 470 pacientes com deficiência intelectual ou física de toda microrregião de Araxá, contando com o trabalho de 34 profissionais de saúde. No 2º quadrimestre a instituição realizou 1090 atendimentos a deficientes físicos e 682 a intelectuais.

Os vereadores participaram com perguntas e comentários sobre temas como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), inauguração do Canil Municipal e a necessidade de se orientar a população a procurar o serviço de saúde correto em cada situação. O presidente parabenizou e reconheceu o trabalho da secretaria e de todos os seus coordenadores que apresentaram as informações com competência e transparência.