Araxá, 22 de Novembro 2017
Clima Agora
21°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cultura e Arte

Publicado em:19/10/2017
:: Arte e Cultura :: Vem ai O Colecionador de Histórias, novo livro do escritor Luiz Humberto França
Obra apresenta projetos inovadores e empreendedores que transformaram a cena urbana em várias regiões do Brasil e exterior

Lançamento ocorrerá no próximo dia 19, no Memorial de Araxá

No próximo dia 19 de outubro a partir das 19 horas, acontecerá no Memorial de Araxá, o lançamento do livro O Colecionador de Histórias do jornalista e escritor araxaense Luiz Humberto França.

O livro tem 150 páginas e 18 capítulos. Cada capítulo traz um personagem diferente de alguma região do Brasil. E tem a missão de inspirar os leitores. “Ao mostrar como referência pessoas comuns, que estão fazendo a revolução do bem, quero provar que é possível mudar o mundo ao seu redor. São iniciativas pequenas, mas que fazem a maior diferença.” explica França.

Em Minas Gerais, por exemplo, o livro mostra o resgate da tradição das cartas. Trabalho feito pelo ator Ramon Brant de Belo Horizonte, que leva seu projeto as praças e bairros da região metropolitana. Ramon escreve as correspondências para as pessoas que passam pelo local e depois se veste de carteiro para entregar as cartas. Na Zona da Mata do estado, dois escritores tiveram a ideia maluca de transformar o esparadrapo em um minilivro, com poesias para crianças hospitalizadas.

Os capítulos finais são dedicados a experiências internacionais. Em Portugal e França o autor descobriu histórias interessantes como o Lata 65 de Lisboa. Um grupo de idosos comandados por uma arquiteta que participa de oficinas de arte e depois com spray na mão, vai para as ruas grafitar. No sul da França, chamou atenção uma máquina de contos inventada por uma empresa da cidade.

O livro será lançado pelo selo Artigo A, da Editora Gulliver, com distribuição nacional. O prefácio é do escritor José Santos, curador infanto-juvenil do FLIARAXÁ. O projeto gráfico é da design brasileira Ieda Alcântara que vive em Portugal e criação da capa de autoria da publicitária de Araxá, Nicole Lima.

SOBRE O AUTOR

Luiz Humberto França é comunicólogo pela Universidade de Uberaba, com MBA pela Universidade de Franca e especialização em literatura pela Universidade do Livro, da UNESP e pela Escola do Livro, da CBL- Câmara Brasileira do Livro.

Estreou na literatura em 2015 com duas obras: Telejornalismo no Interior e Araxá 150 anos. Tem 30 anos de jornalismo, com atuação em impressos, revistas, assessoria de comunicação, rádio e TV. Só em televisão foram 22 anos. Atualmente é apresentador do Jornal da Manhã da rádio Jovem Pan Araxá.