Araxá, 23 de Outubro 2017
Clima Agora
26°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Saúde e Educação

Publicado em:06/10/2017
:: Inclusão Social :: Unidade do Cefet em Araxá recebe atividade de Orientação de Precisão. Entenda...
Programa objetiva incluir pessoas com deficiência física na prática do Esporte de Orientação

Modalidade de orientação tem sido realizado em todo o país. Foto Divulgação

A lei 12.711/12 que estabelece cotas para o Ensino Superior foi alterada em 2016 instituindo cotas para pessoas com deficiências nas instituições federais de ensino superior. Neste propósito o Programa de Extensão Azimute Norte prepara no próximo sábado, dia 07, no campus de Araxá, a primeira atividade de Orientação Pre-O -Orientação de Precisão.

Esta modalidade de orientação tem sido realizada no Brasil com o objetivo de incluir pessoas com deficiência física na prática do Esporte Orientação. Com o apoio da direção do campus, a atividade será coordenada em Araxá pelos professores: Sérgio Cardoso Barcelos (Educação Física) e Birgit Yara Frey Riffel (Física) e organizada pela equipe do Programa de Extensão Azimute Norte de Divinópolis.

De acordo com a profa. Nádia Cristina da Silva Mello, coordenadora do Programa de Extensão, a Orientação de Precisão (Pre-O) é uma variante da modalidade pedestre de Orientação, em que os praticantes resolvem problemas sobre a localização geográfica dos prismas em elementos do terreno. “É chamada de precisão porque o praticante, ao chegar em um ponto de observação com o mapa e a bússola, ele precisamente deve definir qual dos prismas alocados no terreno correspondem ao que está marcado no mapa”, destacou.

A coordenadora realizou um curso desta modalidade Pre–O nos dias 20 a 23 de junho de 2017. O curso foi ministrado no Brasil na cidade de Casimiro de Abreu-RJ pelo orientista português Joaquim Margarido, que é representante da Federação Internacional de Orientação (http://orienteering.org/).

Joaquim Margarido explicou que a Orientação Pre-O é uma modalidade do Esporte Orientação que na Europa é uma vertente da modalidade Trail–O, e que pode ser realizada por todos, mas permite que o deficiente físico também participe. No curso, Joaquim Margarido também apresentou outra modalidade que é a Orientação Adaptada, destinada a pessoas com deficiência intelectual.

A equipe do Programa Azimute Norte escolheu o campus Araxá para realizar a primeira atividade de orientação Pre-O em função da topografia do campus ser mais favorável para esta prática.