Araxá, 23 de Outubro 2017
Clima Agora
26°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Saúde e Educação

Publicado em:06/10/2017
:: Saúde e Bem Estar :: Recanto das Memórias promove atividades no Calçadão de Araxá
Outubro também é o mês da Melhor Idade. Programações, gratuitas, acontecerão durante todo o mês. Programe-se...

Projeto será desenvolvido durante todo o mês no Calçadão de Araxá

Comemorando o Dia Internacional do Idoso, o Projeto Recanto de Memórias, que recebe apoio do Conselho Municipal do Idoso, preparou para o mês de outubro diversas atividades em prol dos idosos do Recanto do Idoso São Vicente e Paula e os idosos da cidade de Araxá.

O Projeto Recanto de Memórias vai homenagear os idosos em grande estilo e promover uma série de atividades abertas à comunidade no Centro de Cultura e ao ar livre. O projeto, que teve início em outubro de 2016, atende 60 internos do Recanto do Idoso São Vicente de Paula e aproximadamente 198 idosos da comunidade externa, oferecendo inúmeras atividades físicas, artísticas e culturais, todas gratuitas.

Para mostrar um pouco do trabalho realizado nesse último ano e também homenagear a melhor idade pelo Dia Mundial do Idoso, comemorado 01 de outubro, as atividades do projeto acontecerão no Calçadão da Rua Olegário Maciel, em frente a Casa de Cultura, durante todo mês a partir do próximo sábado, 07.

Os passantes poderão ver e inclusive participar de atividades como ginástica terapêutica, tai chi, dançaterapia, aulas de música com teclado, violão, piano e coral, ballet sênior, zumba, alongamento, oficinas de artes e ainda palestras sobre temas importantes relacionados à saúde e bem estar dos idosos. Para abrigar de forma adequada os alunos e participantes, será montada uma estrutura em frente a Casa de Cultura, uma tenda onde acontecerão as atividades. As palestras serão realizadas na própria Casa de Cultura, que também contará com uma mostra de artes com os trabalhos realizados pelos alunos no decorrer do projeto.

Para Wanêssa Borges, coordenadora técnica do projeto, a iniciativa é uma forma de conscientizar a população a cerca dos cuidados especiais que a terceira idade necessita. “O nosso objetivo é possibilitar, incentivar, proporcionar meios para a qualidade de vida dos idosos através da transversalidade com as áreas da saúde, ação social, cultura, lazer e turismo. Nesse mês, teremos a oportunidade de levar todo esse trabalho ao conhecimento do público e ainda proporcionar a conscientização dos seus direitos”, destacou.

Segundo Cynthia Verçosa, artista plástica e professora de arte dos alunos atendidos, os trabalhos realizados no Projeto Recanto de Memórias “buscam estimular a criatividade do idoso e a valorização pessoal, ajudando o indivíduo a expressar seus sentimentos de forma não-verbal, ou seja, através da linguagem artística”.

A solenidade de abertura acontece às 9h no Centro de Cultura com a Mostra de Artes dos idosos do Recanto do Idoso São Vicente e Paula “Memórias e Pinceladas”, pelas professoras de artes Cynthia Verçosa e Dalva Duarte. A realização conta com o apoio da Fundação Cultural Calmon Barreto, Conselho Municipal do Idoso, CBMM e Sociedade de São Vicente de Paulo.

Serviço:

- Dias: 07 a 31 de outubro
- Local: Centro de Cultura e calçadão do centro da cidade
- Horário: 8h às 12h e 13h às 18h, segunda a sexta. Sábado: 8h às 12h

Atividades oferecidas:

- Dançaterapia
- Musicoterapia
- Ginástica Terapêutica
- Aferimento de pressão
- Teste de Glicose
- Alongamento/Relaxamento
- Caminhada
- Oficina de Artes
- Libras
- Contação de Histórias
- Ballet Sênior
- Zumba
- Dança de Salão
- Apresentações de Dança
- Apresentações de Música
- Sarau
- Capacitações
- Palestras
-Exposição de Artes
- Mostra de artes visuais