Araxá, 23 de Outubro 2017
Clima Agora
26°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Saúde e Educação

Publicado em:03/10/2017
:: Saúde de Qualidade :: Prefeitura garante aquisição de aparelho de tomografia para a UPA. Entenda
Exame detecta alterações pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo

Aparelho oferecerá, gratuitamente, opção e agilidade no atendimento à população

A abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Alzira Rodrigues Duarte proporcionará mais qualidade em diagnósticos computadorizados por imagem a população araxaense. O prefeito Aracely de Paula anunciou na última semana a aquisição de aparelho de tomografia computadorizada, que oferecerá, gratuitamente, opção e agilidade no atendimento.

O exame detecta alterações pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo, sendo também fundamental para a investigação de nódulos ou tumores e também vasos pulmonares e cerebrais.

“O nosso primeiro passo já foi dado, que é equipar a UPA para que ela comece a funcionar em toda sua plenitude o mais rápido possível. Eu já disse e repito que a nossa intenção é facilitar mais para nossa população, principalmente a mais carente, um acesso mais fácil à tomografia. Portanto, nosso segundo passo na UPA é a montagem completa de um sistema de tomografia que deve funcionar diuturnamente e gratuitamente para atender nossa população. Da mesma forma que estamos investindo na UPA, esperamos a participação do Estado”, afirma o prefeito.

No início de setembro, Aracely conseguiu, em visita a Brasília, a liberação de R$ 1 milhão via repasse do deputado federal Bilac Pinto. O valor foi somado à emenda de R$ 1.750 milhão, destinados pelo deputado federal Mario Heringer, para a aquisição dos demais equipamentos. Sobre eventuais despesas necessárias, o prefeito assegurou que a Prefeitura está apta para cobrir os gastos para que a unidade comece a funcionar o mais breve possível.

A aquisição do aparelho de tomografia é uma demanda considerada fundamental pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Alonso Garcia. “Um tomógrafo próprio facilita na condução dos casos, economia em termos de profissionais, todo um aparato logístico e resolubilidade melhor. Nossa UPA vai estar bem equipada com raio-x digital que facilita o diagnóstico com imagem mais definida, teremos eletrocardiograma, todo o suporte de locais de coleta de sangue adequados e, teremos também, ultrassom”, destaca o secretário.

Estrutura

A UPA vai contar com uma sala de emergência com quatro leitos equipados com ventilador pulmonar mecânico e monitores cardíacos; sala de observação com 16 leitos adultos, sete leitos de pediatria e dois de isolamento; salas de gesso, pequenos procedimentos (suturas), hidratação, inalação, coleta de exames laboratoriais e eletrocardiograma, raio X e ultrassom; seis consultórios; farmácia e sala de reuniões. A área do terreno é de 18.664,26 metros quadrados, sendo 1.706,00 metros quadrados destinados à edificação.