Araxá, 23 de Outubro 2017
Clima Agora
26°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cultura e Arte

Publicado em:15/09/2017
Ministério da Cultura e Circuito CBMM apresentam o Festival Literário de Araxá
Com o tema “Língua, Leitura e Utopia”, Festival Literário será realizado de 15 a 19 de novembro no Tauá Grande Hotel

Fliaraxá 2017 terá como patrono o Prêmio Novel de Literatura, José Saramago

O Ministério da Cultura e o Circuito CBMM de Cultura apresentam a sexta edição do Fliaraxá - Festival Literário de Araxá - a se realizar entre os dias 15 e 19 de novembro de 2017, quarta a domingo, no Grande Hotel Tauá de Araxá.

O evento terá como tema “Língua, Leitura e Utopia” e levará à cidade mineira importantes nomes da literatura lusófona, entre eles, Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Gonçalo Tavares, José Luiz Peixoto, Inês Pedrosa e Ondjaki. A eles, vão se somar escritores e escritoras brasileiras, para compor os painéis e programação. O Brasil ocupa a presidência rotativa da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - no biênio 2016-18.

O Fliaraxá tem como patrono o Prêmio Nobel de Literatura José Saramago, que faria 95 anos em 2016 e Mia Couto como Autor Homenageado.

“Esta edição vai consolidar a importância do Festival no cenário literário e cultural do Brasil. Minha ideia é transformar Araxá, durante estes cinco dias, na capital da lusofonia, onde serão acolhidos escritores, atores, músicos e estudiosos da nossa língua. Tudo isso, numa grande sinergia com os nossos autores brasileiros que também estarão na programação tanto adulta, quanto infantil”, destaca Afonso Borges, idealizador e curador do Fliaraxá.

Todas as atividades têm acesso livre graças à Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), com o apoio cultural do CBL – Câmara Brasileira do Livro, CML - Câmara Mineira do Livro e do Publishnews. A realização é da Associação Cultural Sempre Um Papo.

O VI Fliaraxá dará continuidade às linhas traçadas com sucesso em sua quinta edição: forte presença nas escolas, professores e pais, com interlocução junto ao poder público, na área de educação; uma grande livraria que venderá livros a preços reduzidos; a extensão do Concurso de Redação "Literatura Nas Escolas" aos estudantes do Uniaraxá; programação específica e forte dirigida às crianças e adolescentes para explicar a importância da Lusofonia; exposição sobre o livro “O Lagarto”, escrito por Saramago e ilustrado pelo gravurista pernambucano J. Borges.

Balanço Fliaraxá

O Fliaraxá - Festival Literário de Araxá - é realizado no município mineiro desde 2012. A primeira edição do evento teve como tema “Juventude e Experiência” com a presença de 25 autores, reunindo público de 6 mil pessoas. Em 2013, com o tema “A Viagem na Literatura”, a segunda edição recebeu 44 autores, com público de 8 mil pessoas. O terceiro evento, em 2014, com o tema “Leitura para um Mundo Melhor” somou 11 mil pessoas e contou com a presença de 39 autores.

Em 2015, em sua quarta edição, o Festival teve como tema “Imagina o Livro. Imagina a Cidade”, contando com 60 autores e 15 mil expectadores. E, no ano de 2016, a quinta edição teve público de 16.732 mil pessoas, somando 70 convidados. A estimativa é que mais de 100 mil livros tenham sido comercializados na livraria do Fliaraxá, durante os dias do evento, nestas cinco edições. Desde a primeira edição, é realizado o Concurso literário que premia, em dinheiro, as cinco melhores redações de alunos das escolas da cidade.

Serviço:

- VI Festival Literário de Araxá – Fliaraxá
- Data: 15 a 19 de novembro - quarta-feira a domingo
- Local: Grande Hotel Tauá de Araxá – Barreiro – Araxá/MG
- Informações: www.fliaraxa.com.br - Facebook, Instagram e Twitter em /fliaraxá