Araxá, 23 de Outubro 2017
Clima Agora
26°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Veículos

Publicado em:29/08/2017
:: Mobilidade Urbana :: Araxá sedia Fórum Mineiro de Gerenciadores de Transporte e Trânsito
Com foco na municipalização do trânsito e mobilidade urbana, evento reuniu representantes de 21 cidades mineiras

Evento reuniu representantes de 21 cidades mineiras em Araxá

Sede do 66º Fórum Mineiro de Gerenciadores de Transporte e Trânsito, Araxá recebeu representantes da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e de 21 cidades mineiras para o debate de problemas comuns e apresentação de experiências envolvendo a mobilidade urbana e municipalização do trânsito. Na ocasião, foram apresentados projetos de Araxá e perspectivas para os próximos anos. O evento, realizado no Teatro Municipal na última sexta-feira, 25, resultou na elaboração de carta que será disponibilizada no site da ANTP e submetida aos municípios integrados ao sistema e aos que estiveram presentes.

O secretário municipal de Segurança Urbana e Cidadania, Élvio Bertoni, destaca a experiência positiva resultante da solidez da municipalização do trânsito em Araxá. As parcerias e convênios firmados no município, em prol da mobilidade urbana e da segurança do trânsito, foram alguns dos argumentos utilizados na apresentação do panorama local.

“Falando de trânsito e segurança pública, temos que passar a sinergia que há entre a administração do município, através da secretaria de Segurança Urbana e Cidadania, que mantém uma assessoria específica para as questões do transporte e trânsito. Entra também a valiosa participação das nossas polícias no trabalho em conjunto com os agentes de trânsito do município. São blitzes mistas ou de natureza repressiva ou educativa que fazemos. Araxá vai um pouco mais além na questão do trânsito, quando entra também na segurança pública, mantendo convênios de cooperação com esses órgãos. Fechamos convênios no valor anual de R$ 3,5 milhões. Em contrapartida, cada uma dessas instituições trabalham para levar à comunidade um serviço de excelência”, afirma Bertoni.

Educação e fiscalização no trânsito

Parceira ativa desde a municipalização do trânsito em Araxá, a Polícia Militar auxilia no trabalho de educação de condutores e em escolas e, também, na fiscalização intensificada em locais e horários de maior incidência de tráfego de veículos.

“Estamos em um município que tem uma das maiores frotas de veículos do país, e isso é um aspecto que tem alguns reflexos negativos, sobretudo na incidência de acidentes e mortes no trânsito. Portanto, a Polícia Militar é uma instituição que atua na segurança e fiscalização o trânsito. Temos feito uma grande parceria com a Astran desde a municipalização do trânsito em Araxá, buscando proporcionar aos usuários das vias públicas do município maior segurança e informações necessárias para a redução dos acidentes em respeito às normas de trânsito”, destaca o comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Fernando Reis.

Amplo envolvimento municipal

O superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá, Ricardo Manoel, afirma que a mobilidade urbana está presente em todas as ações econômicas e expansão da cidade.

“Analisando o Plano Diretor de Araxá, revisado em 2011, o foco em mobilidade de trânsito e transporte, vemos que a universalização da mobilidade e acessibilidade está presente entre os princípios. A partir daí, analisamos o plano nas diretrizes básicas mais específicas, gerais, de uso e ocupação do solo e urbanísticas encontramos mais diretrizes na mobilidade de trânsito e transporte público. Como isso já é um levantamento de necessidades identificadas, essas diretrizes são bases para a elaboração do Plano Plurianual de Araxá”, explica o superintendente.

O secretário de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Sebastião Donizeti, destaca que a parceria com a Asttran é constante no que tange às estratégias e obras que assegurem as melhorias no tráfego de veículos e pedestres.

“Todas as ações que dizem respeito ao trânsito são discutidas diariamente pelas duas secretarias. Muitas vezes as necessidades de alternativas e solução de trânsito passam por pequenas obras para que possam ser efetivadas e tragam resultado positivo para a população. Discutimos constantemente a mobilidade urbana, principalmente no cuidado nas portas das escolas. Há intenção de se criar passagens elevadas em todos esses locais para que possam trazer maios segurança aos alunos”, detalha o secretário.