Araxá, 20 de Outubro 2017
Clima Agora
26°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Saúde e Educação

Publicado em:10/08/2017
:: Literatura :: Colégio Dom Bosco lança livro que instiga diversas reflexões em adultos e crianças
Escritor araxaense Domingos Antunes Guimarães escreve cinco páginas sem usar cada uma das vogais

Lançamento ocorrerá no próximo dia 18, no Colégio Dom Bosco

Depois de escrever um livro inteiro sem a vogal A, o araxaense Domingos Antunes Guimarães lança um novo livro, desta vez voltado para o público infantil e se supera com sua prática em lipogramas (escrita reduzida). Ele escreve cinco páginas sem usar cada uma das vogais em seu novo trabalho. Liporema Meropil: Na Floresta de Alfabeto e o Sumiço das Vogais tem o apoio cultural da CBMM e do Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá.

Ex-aluno do Colégio, Domingos teve sua obra avaliada pelo Padre Jovandir Batista da Silva, atual diretor. Quando o original ainda estava no rascunho, Pe. Jovandir percebeu a dimensão do trabalho. Ofereceu imediato apoio cultural e logístico para o lançamento que acontecerá dia 18 de agosto.

Sinopse

LIPOREMA MEROPIL é um duende apaixonado pelas letras e suas curiosidades como lipogramas, palíndromos e o próprio alfabeto. Um dia ele teve um sonho bastante maluco. Sonhou que estava perdido em uma floresta de alfabeto com todas as letras se movimentando ao seu redor.

De repente, ele percebeu algo estranho: a vogal A desapareceu. Por mais que tentasse, não conseguia encontrá-la. Teve que se expressar de improviso sem o uso da vogal fujona até conseguir recuperá-la. Mas para seu desespero, quando o A retornou, a vogal E desapareceu. Diante desse sufoco, nosso apavorado amiguinho vai se desdobrando na criatividade para suprir cada uma das vogais enquanto tenta recuperar uma a uma.

Nessa fantástica viagem, Liporema Meropil passa por situações diversas e inusitadas. Ao final, consegue compreender a mensagem deixada por aquele sonho maluco e cheio de aventuras.

O autor: Domingos Antunes Guimarães

Depois de participar do FLIPOÇOS em Poços de Caldas com seu livro Conceitos e Conclusões (todo escrito sem a letra A) e perceber o interesse das crianças por essa curiosidade linguística, Domingos resolveu aproveitar esse incentivo e escrever outro livro dentro dos mesmos moldes (em forma de lipograma), mas com o conteúdo totalmente voltado para o público infantil.

A inspiração para esse novo trabalho surpreendeu até mesmo o próprio autor, já que os resultados obtidos alcançaram proporções bem além do esperado e em tempo recorde de conclusão. Domingos deixa bem claro o imenso orgulho de ter o lançamento do livro no Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá, onde foi aluno.

A etapa seguinte definida foi a ilustração do livro, concedida a Wagner Matias Andrade, um artista altamente qualificado, também araxaense, que resolveu aceitar o desafio apesar do curto espaço de tempo para o lançamento da obra. Além de realizar um belíssimo trabalho de ilustração, Wagner usou de seu profundo conhecimento para criar situações de interatividade com os leitores, mostrando sua grande capacidade de lidar com o público.