Araxá, 23 de Abril 2017
Clima Agora
16°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Empresas e Negócios

Publicado em:18/04/2017
:: Empresas e Negócios :: Bem Brasil Alimentos amplia participação na APAS Show 2017. Entenda..
Bem Brasil participa da maior feira do setor supermercadista do mundo e apresenta ampliação da oferta de produtos

A APAS Show 2017 é a maior feira supermercadista do mundo

A Bem Brasil Alimentos hoje vive uma nova realidade, após a recente inauguração de sua segunda unidade fabril no Triângulo Mineiro. A fábrica de Perdizes, com capacidade para produzir mais 150 mil toneladas de batata/ano, vigora entre as mais modernas do mundo e promove a marca para um outro patamar no mercado consumidor brasileiro e face aos concorrentes estrangeiros.

O mercado, tradicionalmente atendido por produtos importados esteve até há poucos anos, sujeito às intempéries dos processos de importação, bem como a disponibilidade das gigantes concorrentes estrangeiras. Com a consolidação produtiva da Bem Brasil Alimentos, sua primeira fábrica construída em Araxá deu mais autonomia ao setor, especialmente ao food service. O consumo interno do produto triplicou em 10 anos, mas ainda tem muita margem para crescer. No Brasil, o consumo per capita de batata pré-frita congelada está próximo de 2 kg por ano, enquanto em mercados desenvolvidos está entre 12 e 15 kg.

A capacidade produtiva da empresa mineira, quando a segunda fábrica atingir plena produção, será suficiente para abastecer 55% do mercado consumidor brasileiro, que é de 425 mil toneladas/ano.

João Rocheto, diretor presidente da empresa, ressalta que o mercado nacional de batata pré-frita congelada cresce, mesmo nesses tempos de crise. “Ano passado, a alta foi de 7%, mas a média anual está em torno de 10%, tendo atingido percentual maior, perto de 15%, nos anos 2000. Expansão que teve a participação fundamental da Bem Brasil, decisiva na abertura de mercado para novos consumidores. Em 2007, apenas um ano depois de a empresa ser fundada, o consumo anual no país mal ultrapassava 150 mil toneladas”, lembra Rocheto.

Em 2012 a Bem Brasil veio para a APAS pela primeira vez, com a missão de se apresentar ao mercado de alimentos nacional. O pequeno estande, entretanto, já tinha grande propósito de liderança do setor e vem trabalhando para isso. “Chegamos à feira deste ano com um novo gás, para oferecer muito mais produtos aos nossos parceiros e temos certeza de que sairemos do evento com um crescimento substancial na carteira de nossos clientes. Mas o que nos deixa mais felizes, mesmo, é a real possibilidade de poder atendê-los com os nossos melhores produtos e em quantidade que corresponde com as demandas. Sabemos que isso aumenta a confiança dos nossos distribuidores e clientes em geral, em nossa capacidade de entrega”, analisa, Juliana Monteiro, supervisora de Marketing da Bem Brasil

Novos produtos

Para a apresentação de maior oferta de produtos, a empresa preparou quatro campanhas para o segundo semestre do ano. A primeira é para lançar o purê de batata (não congelado), produto voltado para o varejo e o food service. No segundo semestre também serão lançados os novos cortes de batata pré-frita congelada: fatiada, ondulada e Crinkle. “São produtos que apresentam resultados diferentes em termos de sabor, crocância e combinações; e a publicidade precisa contemplar e destacar essas características”, considera Fernando Navarro, diretor de planejamento da PG Comunicação, empresa responsável pela publicidade e pelo apoio ao setor de Marketing da Bem Brasil Alimentos.

Nova linha de embalagens

Outra mudança é a nova linha de embalagens dos produtos Bem Brasil. “No ano passado uma pesquisa foi feita junto aos consumidores, e detectou-se que as embalagens não correspondiam à maneira como a empresa enxerga o produto”, diz Navarro. Por isso, a empresa tomou a decisão de reformular as embalagens. Os objetivos da mudança, segundo a diretora de Atendimento da PG Comunicação, Eliane Radomille, são modernizar a apresentação, adotar um visual mais limpo e dar maior destaque para a marca Bem Brasil.

“Constatamos que a embalagem atual pode causar confusão entre o nome do produto e a marca, pois visualmente eles concorrem um com o outro. Por exemplo: alguns consumidores afirmavam comprar a batata Bem Brasil, mas outros diziam que era a Bem Batata, um dos produtos tradicionais da empresa”, explica Eliane.

Também serão adotadas, no lugar das imagens ilustrativas, fotos especializadas com o produto pronto para ser servido. Mesmo com as imagens mais realistas, serão mantidas as áreas de transparência. Tudo para que o consumidor tenha total segurança sobre o produto que está adquirindo. “Acima de tudo, a marca ganhou espaço principal. Todas as mudanças foram feitas respeitando a logo da empresa e a sua história”, conclui Radomille. As novas embalagens já aparecem em parte do material publicitário da Bem Brasil e estarão disponíveis para o mercado no segundo semestre.

Presença na APAS Show 2017

Juliana Monteiro considera que participar da APAS, para uma empresa 'jovem', como é a Bem Brasil, é muito importante, porque pontua sua proposta junto ao mercado supermercadista. “Na feira, é hora de encontrar nossos distribuidores para alinhamento das parcerias e criar novas oportunidades de negócios. A Bem Brasil tem apenas 10 anos e agora entra em uma nova fase, onde os maiores desafios para se consolidar como marca no mercado brasileiro têm sido transpostos”, celebra.

C/ Ascom