Araxá, 24 de Julho 2017
Clima Agora
16°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Política

Publicado em:12/04/2017
:: Política :: Raphael Rios pede preservação do entorno da Igreja Matriz de São Domingos
O vereador alertou que o espaço é tombado pelo patrimônio histórico e quem usa o espaço como estacionamento corre o risco de ser multado

Indicações foram apresentadas na Reunião desta semana do Legislativo

A preocupação com o patrimônio histórico de Araxá foi um dos temas destacados pelo vereador Raphael Rios durante pronunciamento na Reunião Ordinária de terça-feira, dia 11.

O pátio frontal da Igreja Matriz de São Domingos vem sendo utilizado como estacionamento de veículos. Tanto o pátio frontal, quanto as calçadas laterais, a praça ao fundo e a própria igreja são patrimônios tombados, conforme documentação cedida pela Fundação Cultural Calmon Barreto. A igreja e o entorno foram revitalizados em 2012 com um investimento de R$ 2 milhões.

As placas que proibiam o estacionamento foram furtadas, de acordo com a Assessoria de Trânsito (Asttran), e a direção da igreja reclama dos transtornos causados pelos veículos, comprometendo pedestres e atividades esporádicas da paróquia. Mesmo sem a sinalização, quem estaciona no local pode ser multado. Além disso, o pátio também está sendo utilizado para comércio ilegal.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas respondeu ao vereador que o espaço pode ser cercado e receber uma praça. A obra está em fase de licitação e prevista para ser entregue ainda este ano.

Enquanto a obra não é realizada, Raphael Rios apresentou duas indicações cobrando providências. Ao Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), foi solicitada fiscalização no pátio e demais pontos do entorno da Matriz para coibir o comércio a céu aberto e, à Asttran, para que o espaço seja fiscalizado, impedido a parada ou estacionamento em toda sua extensão.