Araxá, 24 de Julho 2017
Clima Agora
16°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Política

Publicado em:10/04/2017
:: Cursos Profissionalizantes :: Mario Heringer cobra Ministro da Educação vagas do Pronatec para Araxá
Deputado Federal atende proposição do vereador Emílio Castilho e trabalha em Brasília, para reverter quadro

Deputado encaminhou ofício ao Ministro da Educação. Foto Divulgação

O deputado federal Mario Heringer encaminhou ofício ao ministro da Educação, Mendonça Filho, cobrando a inclusão de Araxá no Pronatec que é o Programa Nacional de Ensino Técnico. O documento, com cópia encaminhada ao gabinete do vereador Emílio Castilho, foi datado de 30 de março de 2017.

Na Reunião Ordinária da Câmara Municipal de 21 de março, Emílio de Paula Castilho levantou a questão da falta de vagas em cursos profissionalizantes para Araxá e, na ocasião, pediu a intervenção do deputado Mario Henringer. De pronto, o deputado que obteve mais de 8 mil votos no município, atendeu o pleito do vereador e entrou em contato com o Ministério da Educação.

No ofício, Mario Heringer expõe o problema e pede a intervenção do ministro junto a Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia e também na Coordenadoria Geral do Pronatec/Mediotec a fim de que Araxá não fique fora do programa federal.

O deputado cita que em 2014 o município ofertou 500 vagas nas áreas de logística, meio ambiente, administração de empresas e informática e que em 2016 foram outras 190 vagas. Destaca ainda que o fato de Araxá não figurar na relação dos municípios contemplados com o Edital SETEC 01 de 2 de março de 2017 causa estranheza, ainda mais se observado que uma cidade a aproximadamente 160 km de Araxá foi beneficiada com 600 vagas no total.

Heringer observa que a descontinuidade de programas educacionais implica, invariavelmente, em perdas financeiras e que o Ministério da Educação não pode frustrar a expectativa de centenas de jovens e adolescentes de Araxá de começarem os cursos e se qualificarem para o competitivo mercado de trabalho.