Araxá, 26 de Maio 2017
Clima Agora
18°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Política

Publicado em:06/04/2017
:: Política :: Emílio Castilho apresenta indicação para criação da “Creche do Idoso”
Indicação foi encaminhada ao Executivo Municipal e proposta visa atender famílias de baixa renda que não tenham com quem deixar os idosos enquanto trabalham ou estudam

Proposta foi encaminhada para analise da Prefeitura Municipal de Araxá

O vereador Emílio de Paula Castilho apresentou indicação ao Executivo Municipal propondo a criação da Creche do Idoso em Araxá. A proposta foi apresentada na Sessão Ordinária desta terça-feira, na Câmara Municipal de Araxá. O requerimento, solicitando estudos sobre sua viabilidade, foi endereçado ao prefeito Aracely de Paula e a vice-prefeita e secretária de Ação Social, Lídia Jordão Rocha da Cunha.

De acordo com o parlamentar do Partido da República as “Creches do Vovô”, “Creche do Idoso” ou “Centro Dia do Idoso” já não são mais novidades em muitas cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e até mesmo em Minas Gerais, ainda mais num país onde 10% da população brasileira possuem 60 anos ou mais, totalizando assim uma média de 18 milhões de idosos, de acordo com recente pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU). O levantamento estima ainda que até 2025 o Brasil. seja o sexto país mais envelhecido do mundo.

O parlamentar alega que, a mudança no perfil populacional do país exige a atenção urgente do Poder Público. As pessoas idosas requerem cuidados cujas famílias, muitas vezes, não lhes podem oferecer. “É cada vez mais comum a situação de idosos semidependentes que permanecem sozinhos, enquanto filhos, netos e parentes tem que deixar suas casas para trabalharem ou estudarem”, destacou.

Centro Dia de Franca

Para conhecer de perto como funciona, a estrutura física e os atendimentos prestados, Emílio de Paula Castilho esteve recentemente no município de Franca onde, na companhia do vereador Kaká (daquele município), conheceu o Centro Dia do Idoso que conta com dez funcionários e tem capacidade para atender até 30 idosos/dia. A unidade, conveniada com a Prefeitura Municipal, conta com uma equipe multidisciplinar que dispõe de psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e cuidadores sociais. O Centro é administrativo pela Liga de Assistência Social e Educação Popular (LASEP) que mantém outras duas unidades na cidade e que atendem mais 60 idosos nas regiões Leste e Oeste de Franca.

O espaço tem 400 metros quadrados de área construída e oferece alimentação, atividades de lazer, cultura, banheiros adaptados, área de descanso e sala de convivência com TV, DVD e enfermaria. As atividades são voltadas ao público acima de 60 anos e o período de permanência é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

“As chamadas Creches do Vovô, tem ganhado espaço e políticas específicas em vários estados e municípios do país, ainda mais depois que foi verificado que a média de idade da população brasileira cresceu de 62,5 anos em 1980 para 74,8 anos em 2013. Sendo assim, apresentamos a presente indicação ao Poder Público e esperamos que sua viabilidade técnica, operacional e de execução seja analisa com carinho pelo nosso prefeito e também a nossa secretária Lídia Jordão Rocha da Cunha”, arrematou Emílio de Paula Castilho.