Araxá, 25 de Agosto 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Saúde e Educação

Publicado em:01/08/2014
:: Saúde de Qualidade :: Carreta da Mamografia volta a Araxá para realização de três mil exames. Confira...
Carreta está instalada na Cidade Administrativa e serão realizados 60 exames/dia

Câncer de mama é uma doença perigosa e somente a prevenção pode salvar vidas

A Secretaria Municipal de Saúde trouxe de volta para Araxá a carreta da Mamografia. A unidade móvel de saúde está instalada na Cidade Administrativa aonde irá permanecer até o mês de novembro com capacidade para realizar mais de três mil exames de mamografia.

Araxá já havia sido beneficiada com a presença da Carreta da Mamografia no ano passado quando foi instalada no estacionamento do Estádio Fausto Alvim. A vice-prefeita Edna Castro, explica que é muito importante a presença deste equipamento na cidade, pois há uma grande demanda por estes exames no município. “O câncer de mama é uma doença muito perigosa e somente a prevenção pode salvar vidas. Todas as mulheres interessadas em realizar a mamografia devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde, pois o atendimento é gratuito”, afirma Edna Castro.

A técnica em radiologia, Fabiana Oliveira Santos, diz que a carreta irá disponibilizar um total de 60 mamografias por dia, sendo 30 exames de manhã e outros 30 à tarde. “A principio os exames são direcionados para mulheres acima de 50 anos, porém as mais jovens que necessitarem da mamografia bastam ter o pedido médico em mãos para também terem acesso ao exame”, explica Fabiana. Segundo ela, a Secretaria Municipal de Saúde está com um médico à disposição para emitir este pedido.

As interessadas devem procurar a Secretaria de Saúde munidas dos seus documentos pessoais, o cartão SUS e a última mamografia caso já tenha feito algum exame deste tipo. “O exame é bem pratico e rápido. A mamografia consiste em uma radiografia das mamas que é realizado em cerca de 10 minutos. O resultado fica pronto em aproximadamente 20 dias depois de passar por uma avaliação de uma equipe de mastologistas de Belo Horizonte”, explica Fabiana.

Ela afirma que o mamógrafo instalado na carreta é moderno com imagem digital que permite um excelente diagnostico com laudos altamente confiáveis. “O câncer de mama tem cura, basta às mulheres se preocuparem com a prevenção que consiste neste exame de mamografia. O diagnostico precoce favorece o sucesso do tratamento”, confirma Fabiana.

A Secretaria Municipal de Saúde de Araxá funciona na Cidade Administrativa, nas proximidades da Câmara Municipal. O horário de funcionamento é das 8h às 11h e das 13h às 17h. O telefone para mais informações é o (34) 3691-7076 ou 3691-7100.