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Publicado em:25/01/2017
:: Turismo :: Secretaria tem nova estrutura para impulsionar o setor em Minas Gerais. Entenda...
Divisão de superintendências e criação de novas diretorias buscam fortalecer o trabalho já realizado na pasta

Objetivo é fomentar o turismo em todo o Estado de Minas Gerais. Divulgação

Foi publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 18 de janeiro, o Decreto nº 47.129, que dispõe sobre a organização da Secretaria de Estado de Turismo. Com as mudanças, servidores que já integram o quadro da secretaria serão realocados para novas áreas.

“Em período de contenção de gastos, foi necessário reajustar nosso organograma para distribuir melhor os servidores em suas funções. A divisão de superintendências e criação de novas diretorias foram imprescindíveis para fortalecer o trabalho de cada colaborador, que poderá usar seus conhecimentos em assuntos mais específicos”, comenta o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria.

Promover e divulgar Minas Gerais são pilares de quem trabalha com turismo no estado. E para Secretaria de Estado de Turismo não é diferente. A promoção dos destinos mineiros é uma importante ferramenta para fomentar o turismo, melhorando a qualidade de vida das comunidades e geração de emprego e renda para população mineira.

Atenta às mudanças do mercado e buscando inovação, a Setur intitulou a Superintendência de Gastronomia e Marketing Turístico, que terá como competência supervisionar o planejamento e a execução das ações de marketing turístico do Estado, fornecendo diretrizes de atuação mercadológica da Setur.

Para isso, a área foi dividida em quatro diretorias:

- Núcleo de Gastronomia, que coordenará e promoverá a gastronomia enquanto componente de produto

- Diretoria de Informação e Apoio ao Turismo, que prestará serviço de informação turística, elaborando e executando projetos e programas relacionados à gestão de informação

- Diretoria de Produtos Turísticos e Apoio à Comercialização, que coordenará e articulará programas, projetos e ações para estruturação e apoio à comercialização de produtos turísticos

- Diretoria de Promoção Turística, que planejará, coordenará e executará as estratégias de promoção dos destinos turísticos

As outras duas superintendências que já compunham a estrutura da Setur, a Superintendência de Estruturas do Turismo e a Superintendência de Políticas do Turismo, incluíram novas diretorias.

A de Estruturas do Turismo adicionou a Diretoria de Estruturação de Destinos, que será responsável pelo planejamento e articulação da estruturação e competitividade dos destinos turísticos. Fazem parte também as Diretorias de Infraestrutura, e de Capacitação e Qualificação.

Já a Superintendência de Políticas do Turismo permaneceu com suas atribuições e será dividida em Núcleo de gestão do ICMS Turístico, Diretoria de Pesquisa e Estatística, Diretoria de Regionalização e Descentralização das Políticas de Turismo e a Diretoria de Segmentação Turística, que é a novidade do setor.

A Diretoria de Segmentação Turística terá como competência coordenar a definição e o agrupamento dos atrativos turísticos do estado, bem como planejar e propor diretrizes para os segmentos turísticos.

Por fim, a Setur manteve suas assessorias (Controle interno, Jurídica, Comunicação Social e Planejamento) e a Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças, comum a todas as secretarias do Estado.

C/ Agência Minas