Araxá, 23 de Setembro 2017
Clima Agora
21°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Veículos

Publicado em:25/01/2017
:: Trânsito :: Contran lança diretrizes para campanha de trânsito em 2017. Fique Ligado...
Ações visam conscientizar os cidadãos de que são responsáveis pelo trânsito seguro

Campanhas serão realizadas ao longo de todo o ano de 2017. Reprodução

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu o tema, as mensagens e o cronograma das ações da campanha de educação no trânsito deste ano.

Com o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, a meta é realizar mensalmente iniciativas direcionadas à segurança no trânsito: campanhas de volta às aulas, de conscientização sobre o uso de motocicletas, respeito aos pedestres e ciclistas, uso de celular e álcool e direção.

Entre os destaques, também constam ações de apoio ao Maio Amarelo, em parceira com a sociedade, com vistas ao trânsito mais seguro. E, em novembro, ações voltadas ao Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito.

“Nosso objetivo maior é promover a conscientização junto à sociedade de que todo cidadão tem sua cota de responsabilidade no trânsito. Ou seja, cada um é responsável por sua postura nas ações do dia a dia, ajudando, dessa forma, a tornar o trânsito cada vez mais seguro”, explica o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), do Ministério das Cidades, Elmer Vicenzi.

O tema escolhido possibilita ações focadas em todos os segmentos: pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores. Para este ano, buscou-se seguir a proposta de valorização da responsabilidade de cada um, porém com um tema mais conciso e eficaz.

A ideia é que a população sinta-se responsável pelas ações de promoção da educação para o trânsito e protagonista de um processo que trará mais segurança para o trânsito.

Nas mídias sociais, a sugestão é utilizar as seguintes frases: “Eu escolho curtir um trânsito seguro” e “#euescolhoviver”.