Araxá, 19 de Setembro 2018
Clima Agora
22°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Empresas e Negócios

Publicado em:05/05/2014
José Donaldo Bittencourt Júnior é empossado presidente da Junta Comercial de MG
Jucemg é uma autarquia do governo estadual responsável por facilitar, fomentar e registrar a abertura de empresas mercantis em Minas Gerais

O novo presidente da Jucemg, o empresário araxaense José Donaldo Bittencourt Jún

No dia 24 de abril, tomou posse como presidente da Junta Comercial de Minas Gerais, o araxaense José Donaldo Bittencourt Júnior. A cerimônia foi realizada na sede da Jucemg, em Belo Horizonte, pelo secretário de estado de Desenvolvimento Econômico – Sede, Rogério Nery.

A Jucemg é uma autarquia do governo estadual responsável por facilitar, fomentar e registrar a abertura de empresas mercantis em Minas Gerais, presente atualmente em 115 cidades. Ao todo, a Jucemg registra mais de um milhão de empresas ativas no estado, (1.181.449), com prazo médio de sete dias de abertura de empresa.

Em seu discurso de posse, Bittencourt destacou “a emoção e alegria” de ter sido indicado pelo governador, através do presidente do sistema Fecomércio, Lázaro Gonzaga, em assumir a autarquia, “referência nacional de abertura de empresas e que serve de modelo para as demais Juntas do país. Continuaremos a fomentar, facilitando e simplificando o registro de empresas e negócios em acordo com as políticas de desenvolvimento social e econômico do Estado”, ressaltou.

Bittencourt foi nomeado pelo governador Alberto Pinto Coelho, no dia 5 de abril, substituindo a ex-presidente Angela Pace, exonerada do cargo, conforme publicação no diário oficial "Minas Gerais".

Empresário e administrador, Bittencourt ocupou diversos cargos de direção ligados ao comércio de Araxá, sendo diretor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismos de Minas Gerais (Fecomércio) e conselheiro efetivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no período de 2010 a 2014.

Antes de assumir a presidência, José Donaldo foi empossado, pelo Plenário de vogais da Jucemg, como vogal presidente, atividade que compõe o conjunto de protocolos para ocupação do cargo de presidente da Junta Comercial. A posse foi em sessão Plenária Especial no último dia 15 de abril. Como vogal, passa compor e dirigir o Plenário da Jucemg, órgão deliberativo superior composto por representantes da União, Estado e entidades de classe profissionais, responsável por julgar, em grau administrativo, recursos interpostos de decisões singulares ou colegiadas.

Prestigiaram a posse do presidente, Bruno Falci, presidente da CDL/BH, Antônio Leonardo Lemos, vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais - Codemig; Hudson Navarro, vice-presidente da Associação Comercial de MG; Maurício Cecílio, vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais – Indi; Marcelo de Souza, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Belo Horizonte.

Referência Nacional

Na oportunidade, José Donaldo Bittencourt Júnior também comentou a continuidade do projeto Integrar, do qual a Jucemg é referência nacional na abertura de empresas e transfere sua tecnologia e know-how a nove estados brasileiros e ao Distrito Federal, para facilitar e agilizara formação de novos negócio no país, como acontece em Minas, onde um empreendimento é aberto em quatro etapas, sendo três deles pela internet e no prazo médio de sete dias. As regiões contempladas são: Paraná Tocantins, Sergipe, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Ceará e Roraima e mais Brasília.