Araxá, 25 de Agosto 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Saúde e Educação

Publicado em:15/04/2015
:: Saúde de Qualidade :: PMA promove treinamento e capacitação para Auxiliares de Saúde Bucal
Encontro foi realizado no auditório da Ampla e reuniu profissionais que atuam na Administração Municipal de Araxá

Encontro foi aberta pela vice-prefeita e secretária de Saúde, Lídia Jordão

Araxá recebeu treinamento em vigilância para Auxiliares de Saúde Bucal (ASBs) no último sábado (11). Cerca de 50 profissionais de Araxá e região participaram do evento promovido no auditório da Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla). O encontro foi aberto pela vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Lídia Jordão.

O treinamento foi uma realização da Secretaria Municipal de Saúde por meio do Setor Saúde Bucal, Vigilância Sanitária e Centro de Testagem e Aconselhamento e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), com palestras durante o dia. Temas como Saúde e Segurança do Trabalho e Gerenciamento de Resíduos em Consultórios Odontológicos foram debatidos durante o encontro.

De acordo com o coordenador de Saúde Bucal do Munícipio, Márcio de Paula, as auxiliares estão atuando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na Odontologia Hospitalar, e nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF). “É dentro desses parâmetros que funciona a Odontologia de Araxá. Se fosse sem elas, não teríamos como fazer um bom trabalho na saúde”, ressalta.

Para a dentista Cristiane Gonçalves Pereira, organizadora do evento, a capacitação e o aprimoramento das atividades são pontos relevantes na execução do serviço.

“A nossa preocupação é afinar os serviços e sintonizar, de acordo com os novos preceitos que o SUS (Serviço Único de Saúde) preconiza, que a saúde hoje em dia necessita desse tipo de atenção”, relata a profissional da área de Saúde Bucal.

A vice-prefeita e secretária Lídia Jordão destaca a preocupação da pasta em capacitar cada vez mais os profissionais da área, principalmente as auxiliares de Saúde Bucal. “O que mais importa é a vontade das pessoas e dos nossos servidores de estarem melhores nos seus postos de trabalho. Então, só tenho que cumprimentar cada uma delas, especialmente os servidores da Saúde”, conclui.