Araxá, 14 de Novembro 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cidade

Publicado em:02/02/2015
:: Prevenção :: Bombeiros começam preparativos para a Operação Carnaval 2015 em MG
Foco será na prevenção aos afogamentos e acidentes. Fique Por Dentro...

Trabalho será focado na prevenção de afogamentos e acidentes. Foto Ascom

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais já intensificou a sua preparação para atuação durante o Carnaval 2015. O trabalho, que será desenvolvido de 13 a 18 de fevereiro, terá como foco as atividades de prevenção aos afogamentos e acidentes em rodovias.

Na área de atuação do 3º Batalhão de Bombeiros (Pampulha), o trabalho será estendido às principais cidades em sua área de abrangência, com atendimento a aproximadamente 100 mil pessoas. A atividade de Prevenção Contra Acidentes (PCA) será desenvolvida nas cidades de Conceição do Mato Dentro, Santana do Riacho, Taquaraçu de Minas e Morro do Pilar, nos locais de maior visitação nesta época do ano, como cachoeiras, lagoas e rios da região.

De acordo com o chefe do Setor de Planejamento (B3) do 3º BBM, Capitão Cristian Souza, “estas medidas reduzem os riscos de afogamentos e acidentes nos balneários, além de proporcionar uma maior aproximação dos Bombeiros com a sociedade. Internamente, ainda, o treinamento para esta missão possibilita uma reciclagem nas áreas de salvamento aquático, importantes nos atendimentos do 3º Batalhão”, afirma.

Na próxima semana, 48 bombeiros militares do Batalhão participam de um treinamento de prevenção aquática, com ênfase em salvamento aquático e mergulho. O planejamento prevê ainda a realização de vistorias em locais de eventos e a implantação de Ponto Base no trevo de Confins, viaturas estrategicamente posicionadas, com a finalidade de diminuir o tempo resposta às ocorrências.

Requalificação

No Norte de Minas, o 7º Batalhão de Bombeiros, com sede em Montes Claros, também está investindo na requalificação de seus militares com o treinamento de cerca de 500 bombeiros. As equipes operacionais serão reforçadas com o efetivo da área administrativa do Batalhão e de suas unidades subordinadas.

A primeira etapa dessa preparação foi realizada no último dia 27, com um treinamento intensivo de mergulho, técnicas de salvamento aquático em piscinas rasas e fundas, rios e Suporte Básico de Vida. Foram requalificados os comandantes e bombeiros instrutores dos Pelotões das cidades de Diamantina, Pirapora, Curvelo, Janaúba e Januária, que serão multiplicadores desses conhecimentos em suas Unidades.

Praticamente todos os batalhões do Estado estão realizando atividades e treinamentos visando o período do carnaval 2015.

C/ Ascom