Jornal Araxá
Araxá, 20 de Agosto 2018
Clima Agora
15°

Pesquisar

Você está em

Colunas

Fisioterapia

Publicado em:16/11/2017
:: Saúde e Bem Estar :: Bandagens – Dr. Felipe Fernandes Brito da Rocha estreia coluna no JA

Para que se obtenha os efeitos desejados, essas bandagens devem ser aplicadas por especialistas familiarizados com a técnica. Foto Divulgação

Bandagens, uma excelente técnica na prevenção de lesões musculo esqueleticas, podendo prover no alinhamento articular e muscular, na facilitação sensorial, agregado ao tratamento fisioterapeutico.

A função primária da bandagem é promover o posicionamento funcional das articulações ou de tecidos por meio das fitas adesivas. A técnica poderá ter efeito analgésico, dependendo da forma que será aplicada e do quadro clínico que o paciente encontrar-se.

Para que se obtenha os efeitos desejados, essas bandagens devem ser aplicadas por especialistas familiarizados com a técnica.

Existem três tipos de bandagens:

1. Esportiva (Athletic Taping)
- Nesta forma de aplicação não se tem benefícios de reabilitação. É indicada para lesões agudas e prevenção de lesões.

2. Biomecânica (McConnell Taping)
- Especificamente usada para proporcionar o alinhamento biomecânico de tecidos e articulações para reeducação neuromuscular durante o tratamento fisioterapêutico ou nas atividades do dia a dia.

3. Neuromuscular (Kinesio Taping)
- Forma de aplicação específica sobre e nas adjacências dos músculos para dar auxílio e suporte articular, normalizar contrações musculares e ajuda na circulação.

Portanto, a aplicação das fitas adesivas (Bandagens) podem prover no alinhamento articular e muscular, na facilitação sensorial.

No entanto, tudo referente a aplicação desta técnica ainda é muito discutido e pouco esclarecido. Mas o que se observa é uma melhora clínica da função e da dor. Porém, vale ressaltar que a técnica não substitui os tratamentos musculoesqueléticos tradicionais.

Um abraço e até a próxima...
Fisioterapia
Felipe Fernandes Brito da Rocha E-mail: Colunista desde: Novembro 2017 Especialista em Fisioterapia esportiva.

Especialista em Fisioterapia Cardio-pulmonar.

Especialista em Fisioterapia neurológica.

Especialista em Fisioterapia traumato-ortopédica.