Araxá, 24 de Julho 2017
Clima Agora
16°

Pesquisar

Você está em

Colunas

Nutricionismo

Publicado em:17/03/2017
:: Saúde e Bem Estar :: Cintnia Nepomuceno e os perigos do açúcar para a saúde. Fique Ligado...

Entre os açucares mais naturais, temos: o açúcar mascavo – este açúcar não sofre processo de refinamento e adição de produtos químicos

Existem vários tipos de açucares no mercado entre eles o açúcar cristal recebe um refinamento leve com adição de produtos químicos, por isso, ele perde 90% dos minerais e vitaminas. Já o açúcar refinado/branco é 100% tratado, usa-se uma grande quantidade de aditivos químicos, por isso, além das calorias, ele não possui valor nutricional.

Há também o açúcar light, este é a mistura de açúcar refinado com adoçante artificial. Ele possui menos calorias, entretanto, não possui grandes qualidades nutricionais.

Entre os açucares mais naturais, temos: o açúcar mascavo – este açúcar não sofre processo de refinamento e adição de produtos químicos, por isso mantém nutrientes como cálcio, ferro, magnésio e vitaminas. Já o açúcar demerara sofre leve refinamento sem adição de produtos químicos e ainda preserva alguns nutrientes.

O açúcar orgânico cristal seria o açúcar cristal feito com cana orgânica e sem nenhum aditivo artificial. Ele tem valor nutricional semelhante ao demerara.

Outro que está famoso é o açúcar do coco orgânico, que é produzido a partir do líquido das flores do coqueiro, sem agrotóxicos ou aditivos químicos. Ele possui índice glicêmico menor que outros açúcares e é rico em vitaminas do complexo B, além de minerais como potássio, magnésio, ferro e zinco.

O que os diferencia é a adição ou não de produtos químicos e o teor de micronutrientes que cada um conserva, mas, no fim, o verdadeiro problema - as calorias extras que trazem aumento de peso - se conserva.

Ou seja, se você não tem problemas de peso, níveis de triglicerídeos sanguíneos elevados ou risco para diabetes, invista nas versões de açúcares mais naturais e maneire na quantidade. Não coloque açúcar em tudo, aproveite o doce natural dos alimentos, se precisar adoçar algo, use pouco e dissolva bem o açúcar.

Caso você precise controlar ou perder peso, ou ainda, tenha algum problema de saúde que contraindique o açúcar você poderá usar os adoçantes artificiais. Vale lembrar que são muito prejudiciais para a saúde, por conterem muitos produtos químicos nos seus processos de fabricação.

Aspartame, sucralose, sacarina sódica todas essas substâncias são agressivas a saúde mais do que o próprio açúcar.

Os adoçantes que menos agridem a saúde são os adoçantes feitos com stevia natural, o adoçante stevia.

Um abraço e até a próxima...
Nutricionismo
Cíntia Stefania Nepomuceno E-mail: Colunista desde: 2013-10-11 Dra. Cíntia Stefania Nepomucemo é formada em Nutrição pela Universidade de Franca – UNIFRAN. É natural de Araxá e já realizou vários cursos de aperfeiçoamento na área da saúde. Atualmente é uma das profissionais mais requisitadas em Araxá.