Araxá, 26 de Maio 2017
Clima Agora
18°

Pesquisar

Você está em

Colunas

Nutricionismo

Publicado em:10/06/2016
:: Saúde e Bem Estar :: Nutrição – Dra. Cintia Nepomuceno e a alimentação e a celulite. Se Ligue...

A celulite é relacionada ao funcionamento do sistema hormonal e com certos momentos da vida da mulher - puberdade, gravidez, menopausa e síndrome pré-menstrual

Nove em cada dez mulheres sofre com o problema dos furinhos. Estes furinhos são terríveis, fazemos tudo para exterminá-los, mas eles ficam lá, firmes e fortes. As causas da celulite ainda não são bem conhecidas. Uma coisa é certa, não se trata simplesmente de um problema de excesso de gordura, embora seja quase sempre tratada como tal - daí os poucos e não duradouros resultados que se obtêm com as dietas e tratamentos para emagrecer.

Por outro lado muitas mulheres magras têm celulite e algumas só dão por ela depois de uma dieta de emagrecimento. A celulite é relacionada ao funcionamento do sistema hormonal e com certos momentos da vida da mulher - puberdade, gravidez, menopausa e síndrome pré-menstrual.

Pensa-se que há uma predisposição genética para sofrer de celulite e sabe-se que fatores como a má circulação, hábitos alimentares errados e uma má higiene de vida agravam a situação. Sua mãe tem, é quase certeza que você terá. Infelizmente!

A idade também não ajuda, porque o envelhecimento natural do organismo abranda a vitalidade das trocas celulares e afeta a firmeza dos tecidos da pele, que sustenta o tecido adiposo.

Mas o que é, então, a celulite?
A casca de laranja é o nome dado ao aspecto rugoso, noduloso com aparência esburacada da pele. Esta é o que mais caracteriza a perseguidora celulite. Esta, ao concentrar-se mais numas zonas do que noutras, dá uma aparência irregular à superfície, onde acumulou mais gordura subcutânea.

Tanto a gordura normal como a celulite, se formam no tecido adiposo, situado abaixo da camada mais profunda da pele, com uma diferença: a gordura instala-se nos adipócitos (células gordas), ao passo que a celulite é um processo que afeta toda a área afetada - adipócitos, vasos sanguíneos, nervos e fibras.

Prevenir ainda é o melhor remédio
Não podemos alterar a nossa \"sina\". O código genético, mas podemos evitar a celulite adotando um estilo de vida saudável e fugindo de maus hábitos que favorecem o seu aparecimento. Uma alimentação balanceada, exercícios regulares e orientados e bons cuidados com a pele são essenciais para manter a situação controlada.

Recomenda-se, habitualmente, às pessoas com celulite ou que desejam preveni-la, que façam uma dieta desintoxicante, incluindo muitas frutas frescas, verduras e legumes e deixando de tomar chá preto, mate, café e álcool. Um aspecto importante são as substâncias alimentares retentoras de água, que podem aumentar o problema da celulite. Essas são compreendidas pelo sódio, presente em grandes quantidades no sal, alimentos processados e molhos como shoyo e inglês.

Dicas para a \"famosa\" prevenção:

1 - Devem ser consumidas fontes magras de proteína, como clara de ovo, aves, peixes e carnes vermelhas magras como lagarto, filé mignon. Substitua as frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas;

2 - À noite, coma pouco e só coisas leves. Assim o organismo elimina os excedentes e não faz reservas inúteis;

3 - Não pule refeições, para manter o sistema digestivo e os intestinos a funcionar com regularidade;

4 - Descanse, durma bem e evite o stress na medida do possível;

5 - Se trabalhar sentada levante-se de vez em quando, estique-se e ande um bocado para estimular a circulação nas pernas. Evite sentar de pernas cruzadas;

6 - Não use roupas muito justas nem sapatos muito apertados;

Tratamentos para amenizar \"o mal\":

Quando a celulite é já antiga e resistente, pode-se reforçar o plano de ataque com tratamentos mais fortes em SPAS, e clínicas de beleza, ou ainda em massagens com massagistas profissionais que podem até ser em casa. Todos eles têm como objetivo mobilizar os líquidos retidos e as gorduras localizadas, para que o organismo consiga eliminá-los naturalmente através da circulação sanguínea e linfática.

Algumas sugestões:

1 - Drenagem linfática (eficaz em casos de retenção de líquidos);

2 - Envolvimentos em ligaduras térmicas que alternam o calor e o frio (para dar firmeza);

3 - Mesoterapia (injeção local de extratos de plantas);

4 - Endermologia (uma massagem feita com um aparelho especial, com bons resultados em celulite muito resistente);

5 - Massagem modeladora: esta é UMA DAS MELHORES ALIADAS para melhorar a aparência da pele. Esse tratamento manual, concentrado nos pontos de celulite e de gordura, é feito em todo o corpo por uma profissional especializada em sessões que chegam a ser bem doloridas, mas totalmente suportável, ainda mais quando se é por um bom motivo como a grande melhora da celulite.

Os toques manuais ajudam a drenar o líquido das células, a remodelar o contorno do corpo e a enrijecer a musculatura. A redução de medidas é INEVITÁVEL, animadora e deixa a pele com um aspecto lindo. O ideal é fazer sempre pelo menos duas vezes por semana. Após você ter sentido melhora, pode reduzir a uma vez por semana, mas não deixe de fazer, o resultado é certo!

Enfim, não há milagres anti-celulites, mas a persistência nos exercícios, a regularidade na alimentação e os bons hábitos de vida ainda são a melhor garantia.

Um abraço e até a próxima...
Nutricionismo
Cíntia Stefania Nepomuceno E-mail: Colunista desde: 2013-10-11 Dra. Cíntia Stefania Nepomucemo é formada em Nutrição pela Universidade de Franca – UNIFRAN. É natural de Araxá e já realizou vários cursos de aperfeiçoamento na área da saúde. Atualmente é uma das profissionais mais requisitadas em Araxá.