Araxá, 24 de Julho 2017
Clima Agora
16°

Pesquisar

Você está em

Colunas

Nutricionismo

Publicado em:01/04/2016
:: Saúde e Bem Estar :: Cintia Nepomuceno e os Fitoterápicos no combate a Obesidade. Confira

Algumas ervas tem seu efeito comprovado para o auxílio no tratamento da obesidade e perda de peso

A formulação que faço com vários compostos naturais por si só não garante que ela será um sucesso. É preciso acompanhamento com um bom profissional que esteja disposto a ouvir seu paciente e fazer uma boa reeducação alimentar aliada a uma atividade física. Atualmente o uso de fitoterápicos para obesidade tem sido muito comum.

Mas é de suma importância que o seu consumo deva ser orientado por um profissional especializado na área de Fitoterapia e nunca por orientações de amigos, colegas ou alguém que não tenha feito essa especialidade.

A fitoterapia é uma terapia pelas plantas e o seu objetivo é aliar a uma alimentação saudável para que tenha um equilíbrio metabólico e consiga ter uma qualidade de vida e saúde. Ela já vem sido utilizada antes de cristo e nos dias atuais ganhou grande destaque em função de seus inúmeros benefícios e comprovações científicas.

Algumas ervas tem seu efeito comprovado para o auxílio no tratamento da obesidade e perda de peso. Sabe-se que existem inúmeros fatores que levam ao ganho de peso como alimentação inadequada, estresse, alterações hormonais, sedentarismo, inflamação crônica, excesso de radicais livres, disbiose e outros.

Muito comum entre as pessoas que querem emagrecer é que elas geralmente apresentam compulsão por doces ou massas e carboidratos em geral. Esta busca deve-se também a alterações hormonais importantes que foram ganhando destaque a medida em que o paciente ganha peso e tenha outras alterações como a inflamação e estresse. Além deste fator existe o aumento de apetite, aumento na síntese de gorduras e outros.

Veja alguns fitoterápicos que auxiliam no processo para perder peso:

1 – Garcínia cambogia: tem ação redutora no apetite e diminuição do gosto pelo doce e diminui a produção de gorduras;

2 – Gymenma sylvestre: tem ação na produção de insulina e melhora a vontade de comer doces. Atua diminuindo a resistência a insulina;

3 – Citrus aurantium: aumenta a termogênese (perda de peso), diminui o apetite e em alguns estudos sugere-se que aumenta a performance física;

4- GARCINIA CAMBOJIA : Inibidor natural de apetite.

Um abraço e até a próxima...
Nutricionismo
Cíntia Stefania Nepomuceno E-mail: Colunista desde: 2013-10-11 Dra. Cíntia Stefania Nepomucemo é formada em Nutrição pela Universidade de Franca – UNIFRAN. É natural de Araxá e já realizou vários cursos de aperfeiçoamento na área da saúde. Atualmente é uma das profissionais mais requisitadas em Araxá.