Araxá, 26 de Abril 2018
Clima Agora
21°

Pesquisar

Você está em

Colunas

Nutricionismo

Publicado em:07/11/2015
:: Saúde e Bem Estar :: Hortaliças domésticas. Bom para o bolso e para a saúde. Confira...

Uma dieta variada possui todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões

Para nós seres humanos a alimentação possui um significado maior que apenas garantir a necessidades do corpo. O ato de comer está relacionado a valores sociais, culturais, afetivos e sensoriais. Na maioria das vezes, comer é um momento de prazer e confraternização com amigos e familiares.

O alimento torna-se assim muito mais que uma fonte de nutrientes, apreciamos as cores e gostamos de sentir a textura e o sabor da comida, mas isso não é tudo! Neste jogo de sensações, precisamos lembrar que o mais importante é uma alimentação saudável.

E uma dieta variada possui todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões. A dieta também constitui na variação dos tipos de cereais, de carnes, verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais fornecem as diversas colorações dos alimentos.

A alimentação saudável tem um papel fundamental na nossa qualidade de vida, sendo muito importante adaptar uma dieta saudável e adequada ao nosso estilo de vida. Confira algumas dicas:

- não precisa ser cara, pois pode ser feita com alimentos naturais, produzidos na região que vivemos.

- deve ser colorida e composta por alimentos variados e saborosos.

- precisa ter qualidade e ser consumida na quantidade certa.

- deve ser segura para o consumo, ou seja, livre de contaminação.

Ser saudável não é tão difícil quanto parece. Basta um pouco de esforço e criatividade. Uma maneira super fácil e barata e que caiba em um pequeno espaço, são as hortas domésticas. Com elas, em nossa casa, fica muito mais fácil o nosso acesso a estas delícias saudáveis.

As plantas nem sempre precisam de espaços, porém não sobrevivem sem luz. O local escolhido para você fazer a sua horta precisa ser iluminado. A maior parte delas necessita de pelo menos quatro horas diárias de exposição ao sol. Se seu espaço é reduzido pode optar pelas jardineiras, que podem conter mudas de diferentes tipos.

O ideal é plantar hortaliças com características semelhantes, com a necessidade de água e o tipo de terra adequada. A escolha dos vegetais a serem plantados depende do que você quer ter a disposição. É importante também saber que tipos de hortaliças, frutas, ervas ou temperos são adequados ao espaço que você dispõe.

Existem diversas opções de ervas e temperos que podem ser cultivados em vasos, colocados em pequenos espaços. Os temperos mais comuns para serem plantados em casa são alecrim, cebolinha, salsa, coentro, hortelã, manjericão, manjerona, tomilho e orégano.

Verduras e legumes também são fáceis de cultivar em casa, já que a maioria podem também ser cultivadas em vasos, alguns exemplos são: alface, tomate, rúcula, cenoura, beterraba, rabanete, cebola, couve e o espinafre.

Lembrando que as verduras de cores verdes escuras são ricas em vitamina A, C, K, Ácido Fólico e Complexo B, Minerais, Ferro, Fitoquímicos e Fibras, essenciais para o bom funcionamento do nosso intestino.

Os alimentos de cores amarelas ou alaranjadas são ricas em vitaminas C, E, B3, Ácido Clorogênico e outros antioxidantes, principalmente é abundante em beta caroteno um pigmento antioxidante eficaz e que dá a coloração alaranjada aos alimentos.

Os alimentos vermelhos são os tomates, rabanetes, pimenta e pimentões, e são fontes de caratenóides percursores da vitamina A, fonte de licopeno que é um poderoso antioxidante protetor e eficaz contra o câncer próstata. Contém também antocianina, que estimula a circulação sanguínea, bom para a memória, pois protege o cérebro do envelhecimento, bom para o coração pois evita doenças cardíacas, fortalece a pele e os ossos .

E agora é só escolher o que você vai plantar e coloque a mão na massa, ou melhor, na terra. A falta de espaço não é motivo para você não ter uma horta doméstica. Essa é uma boa maneira de você economizar recursos na compra de alimentos e ao mesmo tempo consumir frutas, verduras legumes e temperos mais saudáveis e livres de agrotóxicos.

Um abraço e até a próxima...
Nutricionismo
Cíntia Stefania Nepomuceno E-mail: Colunista desde: 2013-10-11 Dra. Cíntia Stefania Nepomucemo é formada em Nutrição pela Universidade de Franca – UNIFRAN. É natural de Araxá e já realizou vários cursos de aperfeiçoamento na área da saúde. Atualmente é uma das profissionais mais requisitadas em Araxá.