Araxá, 22 de Novembro 2017
Clima Agora
21°

Pesquisar

Você está em

Colunas

Estratégia e Liderança

Publicado em:17/11/2014
:: Estratégia e Liderança :: Gilclér Regina - Ser Humano: Figurinha Difícil! Conflitos!

Lidamos o tempo todo com figurinhas difíceis que tem comportamento desagradável. Reprodução

“O agressor poderia ter sido no passado o agredido que passa a ser o novo agressor”

Com uma boa dose de certeza me arrisco a dizer que você já se deparou com um chefe tanque, um colega granada, um amigo dinamite ou um empregado chorão.

Lidamos o tempo todo com figurinhas difíceis que tem comportamento desagradável, muitas vezes neurótico que faz o nosso sangue ferver. Não é por acaso que nos dias atuais as pessoas ficam “com raiva” frequentemente e irados revidam na mesma moeda.

É a lei do “Talião Moderno” ou seja, de reciprocidade rigorosa, onde gritaria se paga com gritaria, xingamentos são devolvidos, agredimos a quem agride numa sucessão infinita de hostilidades.

Mas quem deu o primeiro tiro nessa guerra de nervos? Pare para refletir se o tanque do chefe, a granada do colega, a dinamite do amigo ou o choro do funcionário não está dentro de você? Será que a pessoa que está te agredindo não está “apenas” dando o troco por algum desaforo passado?

Para aprendermos a lidar com pessoas, precisamos antes nos conhecer. Na maioria das situações de conflito não existem apenas anjos e diabos. A relação humana nunca é tão simples, passando por infinitas variações.

Ser líder nesse momento é aceitar as diferenças individuais e trabalhar estes para o potencial de toda equipe. Afinal, nos conflitos, percebemos que o agressor de hoje pode ter sido o agredido no passado.

Somos seres humanos, somos singelos, carregamos defeitos e qualidades. Tendemos, porém, a enxergar mais defeitos dos outros e a destacar mais as nossas qualidades...

Em momentos de tensão, o malvado sempre será o nosso oponente, porém, ele acha a mesma coisa de nós. O conflito nasce aí, justamente dessa mistura explosiva de percepções e temperamentos.

Resultado da ópera: um simples desentendimento pode gerar uma sangrenta batalha. Essa é uma reflexão para olharmos mais dentro de nós antes de colocar o foco no outro.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Estratégia e Liderança
Estratégia e Liderança E-mail: Colunista desde: Setembro de 2014 Gilclér Regina é palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs motivacionais que já venderam mais de cinco milhões de exemplares. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil compram suas palestras. Mais de 3.000 palestras realizadas no Brasil e em outros países.